Avançar para o conteúdo principal

Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Festival de Artes Performativas


No âmbito da Mostra Sign Viana’2012 – arquitetura, design, artesanato e artes, Viana do Castelo recebe nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de julho de 2012, o Cena Sign - Festival de Artes Performativas. 
Vão ser seis dias repletos de espetáculos, todos eles no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22h00.

Programação: 

Dias 6 e 7 – Anatomia do Piano 
Concepção e produção: Companhia de Música Teatral; Criação Artística: Paulo Maria Rodrigues, Pedro Ramos, Ana Guedes; Intérpretes: Paulo Rodrigues, Pedro Ramos; Coprodução: Casa das Artes; Apoio Fernando Rosado, Pianos. 

Dias 13 e 14 - Danza Ricercata e 27 Ossos 
Danza Ricercata
Um piano, um compositor, uma música, uma pianista, uma coreógrafa, uma bailarina, uma dança, uma música, uma dança, uma música... Quando um pianista toca está sempre implícita uma coreografia, necessária para a execução da música. Esta dança que a pianista faz ao interpretar a música sai como que improvisada, pois o que importa ali é que a música chegue aos ouvintes da forma desejada e os movimentos são deixados como que às ordens do que a música lhe pede. E se esses movimentos forem coreografados?... Esta é a proposta desta peça. Fazer com que os dois lados tenham a mesma importância e que um influencie outro. Pegar nos movimentos que já existem enquanto se toca e exagerá-los ou anulá-los.
Coreografia e direção: Tânia Carvalho; Interpretação ao Piano: Joana Gama; Música: György Ligeti, Música Ricercata,11 pièces pour piano (1951-1953); Produção: Bomba Suicida; Apoio: Alkantara (Lisboa) 
27 Ossos
Quando penso no meu trabalho e no que me dizem as pessoas no final das apresentações, e assim por diante — penso em Solidão. Na medida e no sentido em que somos sós. Na medida e no sentido em que somos uma experiência única, e guardamos dentro de cada um de nós coisas que ninguém mais conhece. Na medida e no sentido em que somos únicos, e todos diferentes uns dos outros. O medo de incompreensão está em todos nós, vive e manifesta-se na sensação de solidão que nos habita. O meu modo de pensar – ao pensar tudo isto – não é o de lançar um olhar “filosófico” sobre a vida, mas antes pensar para chegar a criar: cada um dos espectadores pode olhar para o seu interior, e ver o que possuem de mais íntimo. Tudo o que eu fizer emerge do fundo do meu ser, e, no entanto, possui a capacidade de atingir o ser de um outro. Todo o encadeamento da peça tem presente a imagem de três mulheres cobertas e com máscaras, um toy piano, kabuki e nôh − teatro tradicional japonês.
Direção e coreografia: Tânia Carvalho; Interpretação piano: Joana Gama. Intérpretes: Luís Guerra, Luiz Antunes e Sandra Rosado. Música original: Diogo Alvim. Figurinos: Aleksandar Protic; Caracterização: Tânia Carvalho; Direção técnica som e luz: Zeca Iglesias; Produção e difusão: Sofia Matos e Andreia Carneiro; Produção: Bomba Suicida; Coprodução: Cine Teatro Joaquim D’Almeida (Montijo); Residência artística: O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Cine Teatro S. Pedro (Alcanena) e Teatro Viriato (Viseu). Apoio: Alkantara (Lisboa). 

Dias 20 e 21 – Três Mulheres em Torno de um Piano 
Texto e encenação de Castro Guedes; interpretação Lúcia Maria (gentilmente cedida pelo Teatro Nacional D. Maria II; atrizes: Isabel Francisco e Francisca Lima) Produção: Dogma 12 - Estúdio de Dramaturgias de Língua Portuguesa 

Dias 27 e 28 – Canções de Brecht, Companhia Teatro de Almada 
De Kurt Weill, Hans Eisler, Paul Dessau, Kurt Schwaen, Franz Bruinier, Theodor e Bertolt Brecht; Intérpretes: Luís Madureira (Voz); Teresa Gafeira (Voz) e Francisco Sassetti (Piano); Versões livres para português: Yvette K. Centeno; Luz: José Carlos Nascimento; Direção de montagem: Carlos Galvão; Operação de Luz: Guilherme Frazão.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma