Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

''Cônsul de Bordéus'' filmado em Viana do Castelo, estreia a 8 de novembro


Parcialmente rodado em Viana do Castelo pelos realizadores Francisco Manso e João Correa, da produtora Take 2000, o filme “O Cônsul de Bordéus”, retrata a vida do diplomata português Aristides de Sousa Mendes que, contrariando as ordens do governo de Salazar, atribuiu cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940. 
O ator Vítor Norte é Aristides de Sousa Mendes na longa metragem "O Cônsul de Bordéus". Destaque, ainda, para os nomes de Leonor Seixas, Carlos Paulo, João Monteiro, Manuel de Blas e Laura Soveral, além dos inúmeros vianenses que figuram no filme. 
A estreia em Portugal no próximo dia 8 de novembro, quinta-feira, inclui a cidade de Viana do Castelo.

Comentários

  1. Muito do que se diz no filme não corresponde à verdade histórica.
    O embaixador Carlos Fernandes conheceu bem Aristides de Sousa Mendes e farto de ouvir fantasias decidiu escrever um livro para repor a verdade.
    Diz a dado momento " Aristides ao contrário do que se tem propalado , não deu 30.000 vistos dos quais 10.000 a judeus nos dias da ira, mas apenas 600 e 650 , nunca foi exonerado de Consul de Portugal, nem aposentado por Salazar, recebeu até morrer o seu vencimento ". Nunca foi de Esquerda . Era um monárquico da extrema -direita . Há uma carta em que se gaba de ter perseguido os políticos vencidos no 28 de Maio.
    Muitas noticias e casos que podem ser consultados no livro intitulado " O Consul Aristides Sousa Mendes a Verdade e a Mentira".
    Esta história apesar de ser um pouco diferente , faz-me lembrar o caso do Caramuru.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Sábado Florido em Viana

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana