Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

''Cônsul de Bordéus'' filmado em Viana do Castelo, estreia a 8 de novembro


Parcialmente rodado em Viana do Castelo pelos realizadores Francisco Manso e João Correa, da produtora Take 2000, o filme “O Cônsul de Bordéus”, retrata a vida do diplomata português Aristides de Sousa Mendes que, contrariando as ordens do governo de Salazar, atribuiu cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940. 
O ator Vítor Norte é Aristides de Sousa Mendes na longa metragem "O Cônsul de Bordéus". Destaque, ainda, para os nomes de Leonor Seixas, Carlos Paulo, João Monteiro, Manuel de Blas e Laura Soveral, além dos inúmeros vianenses que figuram no filme. 
A estreia em Portugal no próximo dia 8 de novembro, quinta-feira, inclui a cidade de Viana do Castelo.

Comentários

  1. Muito do que se diz no filme não corresponde à verdade histórica.
    O embaixador Carlos Fernandes conheceu bem Aristides de Sousa Mendes e farto de ouvir fantasias decidiu escrever um livro para repor a verdade.
    Diz a dado momento " Aristides ao contrário do que se tem propalado , não deu 30.000 vistos dos quais 10.000 a judeus nos dias da ira, mas apenas 600 e 650 , nunca foi exonerado de Consul de Portugal, nem aposentado por Salazar, recebeu até morrer o seu vencimento ". Nunca foi de Esquerda . Era um monárquico da extrema -direita . Há uma carta em que se gaba de ter perseguido os políticos vencidos no 28 de Maio.
    Muitas noticias e casos que podem ser consultados no livro intitulado " O Consul Aristides Sousa Mendes a Verdade e a Mentira".
    Esta história apesar de ser um pouco diferente , faz-me lembrar o caso do Caramuru.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Semana do Mar e Aniversário do Centro de Mar arrancam hoje