Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou dar a conhecer quem são as pessoas que dão o nome a duas ruas de Viana e que fizeram elas para merecem tal honra. 

AVENIDA CONDE DA CARREIRA 
Avenida da zona histórica, com princípio na Avenida General Humberto Delgado e fim na Rua dos Bombeiros, já na freguesia de Santa Maria Maior. Esta Avenida chamou-se antigamente Largo do Corpo da Guarda, e depois, Rua da Carreira.

Avenida Conde da Carreira
QUEM FOI  CONDE DA CARREIRA?
O seu topónimo consagra Luís António de Abreu Lima (1787-1871), Conde da Carreira. Formado em Direito, foi diplomata e poeta. Recebeu as mais altas condecorações honoríficas em Portugal e no estrangeiro.


RUA GENERAL LUÍS DO REGO 
Artéria da zona histórica, entre a Rua da Escola Industrial e Comercial de Nun'Álvares e a Avenida Combatentes da Grande Guerra. Construída em 1526, inicialmente com o nome de Rua da Lama, passou depois a chamar-se Rua das Rosas e, finalmente Rua General Luís do Rego.

Rua General Luís do Rego
QUEM FOI O GENERAL LUÍS DO REGO?
O seu topónimo presta homenagem ao General Luís do Rego Barreto, que foi 1º Visconde de Geraz do Lima, nascido em Viana do Castelo em 1777 e falecido nesta mesma terra em 1840 e que viveu e morreu no imponente edifício historicamente conhecido  pelo seu nome - Palacete Rego Barreto - situado precisamente na esquina do topo Poente desta Rua.

Comentários

Anónimo disse…
Sugiro a Rua Cândido dos Reis! Será sempre a Rua Cândido dos Reis! :)

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

MÚSICA | O coração bate forte em Viana