Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou dar a conhecer quem são as pessoas que dão o nome a duas ruas de Viana e que fizeram elas para merecem tal honra. 

AVENIDA CONDE DA CARREIRA 
Avenida da zona histórica, com princípio na Avenida General Humberto Delgado e fim na Rua dos Bombeiros, já na freguesia de Santa Maria Maior. Esta Avenida chamou-se antigamente Largo do Corpo da Guarda, e depois, Rua da Carreira.

QUEM FOI  CONDE DA CARREIRA?
O seu topónimo consagra Luís António de Abreu Lima (1787-1871), Conde da Carreira. Formado em Direito, foi diplomata e poeta. Recebeu as mais altas condecorações honoríficas em Portugal e no estrangeiro.

Avenida Conde da Carreira

RUA GENERAL LUÍS DO REGO 
Artéria da zona histórica, entre a Rua da Escola Industrial e Comercial de Nun'Álvares e a Avenida Combatentes da Grande Guerra. Construída em 1526, inicialmente com o nome de Rua da Lama, passou depois a chamar-se Rua das Rosas e, finalmente Rua General Luís do Rego.

QUEM FOI O GENERAL LUÍS DO REGO?
O seu topónimo presta homenagem ao General Luís do Rego Barreto, que foi 1º Visconde de Geraz do Lima, nascido em Viana do Castelo em 1777 e falecido nesta mesma terra em 1840 e que viveu e morreu no imponente edifício historicamente conhecido  pelo seu nome - Palacete Rego Barreto - situado precisamente na esquina do topo Poente desta Rua.

Rua General Luís do Rego

Comentários

  1. Sugiro a Rua Cândido dos Reis! Será sempre a Rua Cândido dos Reis! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Português José Ramalho conquista ouro na Taça do Mundo em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Grandes nomes da canoagem disputam etapa da Taça do Mundo de Maratona em Viana

Por Santa Luzia