Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Já alguma vez se questionou sobre a origem dos nomes das ruas, avenidas, praças, bairros... da cidade onde mora? Você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua?
Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos de Viana do Castelo, desta vez vou dar a conhecer quem são as pessoas que dão o nome a duas ruas de Viana e que fizeram elas para merecem tal honra.

RUA MATEUS BARBOSA 
Rua da zona histórica, entre a Rua Gago Coutinho e o Largo das Almas. Esta velha artéria que durante vários séculos se chamou Rua da Piedade, por ser por ela que passavam os cortejos fúnebres a caminho do cemitério no Largo das Almas, consagra para a posteridade Mateus José Barbosa e Silva, da distinta família dos Barbosa e Silva, com residência nesta rua.

Rua Mateus Barbosa
QUEM FOI MATEUS BARBOSA?
Activo, entusiasta e generoso, Mateus Barbosa ajudou durante muito tempo, a Congregação da Caridade e de entre os vários cargos da vida social que ocupou, destaca-se o de Vice-consul de França em Viana do Castelo, e o de Presidente da Instituição que atualmente se chama Associação Empresarial de Viana do Castelo.

RUA ROQUE DE BARROS
Rua da zona histórica, entre a Rua Major Xavier da Costa e a Avenida Rocha Páris. Esta lajeada e típica artéria da cidade chamou-se antigamente Rua das Tripeiras.

Rua Roque de Barros
QUEM FOI ROQUE DE BARROS?
Roque de Barros foi uma importante figura histórica, bastante antiga, que pelos seus feitos deu origem a ser consagrado com este topónimo. "Roque de Barros Rego do nobilíssimo ramo destas famílias, foi filho de Afonso Caminha Rego e de sua mulher D. Ana Maciel Salgado. Militou com bizarria marcial nas campanhas do seu tempo pelo que os Reis deste Reino o fizeram Governador de Cabo Verde, e depois Comendador da Comenda de S. Miguel de Vila Franca da Ordem de Cristo".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GIL EANNES | Um Navio com história e memórias

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”