Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Convento de São Francisco do Monte em postais ilustrados

Muito recentemente, foi arquivado o processo de classificação do Convento de São Francisco do Monte, em Viana do Castelo, datado do século XIV, por se encontrar em avançado estado de degradação.
O estado de ruína em que se encontra é tal que o que resta do convento não passa de paredes e grande parte delas derrubadas, pois a maioria das peças foram vandalizadas ou mesmo roubadas.
Numa breve recolha, consegui estes postais ilustrados que dão uma pequena ideia do valioso património que não conseguiu chegar aos nossos dias.

Saiba mais sobre este convento, aqui.




Comentários

Anónimo disse…
Muito bonito este Convento de S.Francisco,ainda me lembro de ir lá em promessa nos anos 50/60.
Como é possível chegar a este abandono sem que as autoridades intervenham???
maria disse…
pergunto.a quem pertence?Alguem me sabe informar ? convento lindissimo e eu que sou monarquica adorava ter uma obra de arte dessas de certeza que ia ter outro tratamento e fazer dele coisa uttil para mim e para o estado mas inflismente ninguem diz nada.
BC disse…
Ao que parece, o terreno onde esta o convento, pertence ao IPVC, oferecido pela CMVC. Um presente envenenado diz o politecnico que tencionava construir um polo. De qualquer forma e, independentemente de pertencer a A ou a B o mais importante é que devia ser preocupacao de todos a conservacao do nosso patrimonio e da historia do nosso país!! prevalecem sempre os interesses financeiros...

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade