Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

ENVC faz 69 anos sem motivos para comemorar

Prestes a completar 69 anos de existência, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo não tem nenhum motivo para comemorar o seu aniversário, em 4 de junho. De fato, os ENVC estão a atravessar a mais difícil situação de toda a sua existência.
Para assinalar o dia, a Câmara Municipal com a colaboração do Grupo Desportivo e Cultural dos ENVC vai levar a efeito, amanhã, dia 04 de Junho, na Praça da Liberdade, pelas 21:30, com entrada gratuita, a sessão “O futuro é Agora”, que contará com a intervenção de antigos e atuais trabalhadores dos estaleiros.

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo foram criados por escritura pública de 3 de junho de 1944, publicada no Diário do Governo, nº 166, III Série, de 19 de julho de 1944.
Os três primeiros navios construídos pelos ENVC, foram arrastões para a pesca do bacalhau. Eram eles o "Senhor dos Mareantes" e o "Senhora das Candeias" para a Empresa de Pesca de Viana e o "São Gonçalinho" para a Empresa de Pesca de Aveiro, todos eles de 1.480 tdw. E foram todos entregues em 1948.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional