Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Vigias de outrora

Porque hoje, 7 de outubro, se comemora o Dia Nacional dos Castelos... 
No sentido de vigiar e defender, na altura, as populações de possíveis ataques vindos por mar, foram construídas ao longo da costa de Viana do Castelo diversas fortificações. 
Desse conjunto defensivo, faziam parte a Torre da Roqueta (construída nos princípios do século XVI), Forte da Vinha (mais conhecido por Castelo Velho - construído em 1701), Forte de Paçô (construído em 1703) e o mais importante, o Castelo de Santiago da Barra. 
O Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, testemunho da memória coletiva da cidade, constitui uma valiosa referência histórica, arquitectónica, cultural e simbólica de Viana e da região.
Formado por construções de várias épocas (século XVI e século XVIII), foi quartel da arma de Artilharia e atualmente abriga no seu interior, a sede da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo.

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)








Comentários

Rosa Maria disse…
Pena é que não haja uma preocupação maior de o manter mais limpo. As paredes exteriores do castelo estão repletas de ervas e silvas, o que dá um aspeto de desleixo. O fosso ao seu redor encontra-se sempre cheio de lixo.

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade

VIANA | Serviço de limpeza da Praia Norte desagrada utentes