Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Vigias de outrora

Porque hoje, 7 de outubro, se comemora o Dia Nacional dos Castelos... 
No sentido de vigiar e defender, na altura, as populações de possíveis ataques vindos por mar, foram construídas ao longo da costa de Viana do Castelo diversas fortificações. 
Desse conjunto defensivo, faziam parte a Torre da Roqueta (construída nos princípios do século XVI), Forte da Vinha (mais conhecido por Castelo Velho - construído em 1701), Forte de Paçô (construído em 1703) e o mais importante, o Castelo de Santiago da Barra. 
O Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, testemunho da memória coletiva da cidade, constitui uma valiosa referência histórica, arquitectónica, cultural e simbólica de Viana e da região.
Formado por construções de várias épocas (século XVI e século XVIII), foi quartel da arma de Artilharia e atualmente abriga no seu interior, a sede da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)














Comentários

  1. Pena é que não haja uma preocupação maior de o manter mais limpo. As paredes exteriores do castelo estão repletas de ervas e silvas, o que dá um aspeto de desleixo. O fosso ao seu redor encontra-se sempre cheio de lixo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Sábado Florido em Viana

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana