Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Estaleiros de Viana: Tanto tempo... para chegar a esta solução?

Os 609 trabalhadores dos ENVC serão despedidos até janeiro de 2014 e a Martifer, a quem foi adjudicada a subconcessão dos terrenos e infraestruturas, só escolhe aqueles que quiser. 
Recorde-se que o ministro da Defesa Aguiar Branco, em julho de 2011, poucos dias após a tomada de posse deste Governo, anunciou que "entre Setembro e Outubro" desse ano, seria encontrada uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). 
Entretanto, os 609 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo limitaram-se praticamente durante estes dois anos e tal a picar o cartão às 8h da manhã, às 12h para almoçar, às 13h para passar o resto da tarde e às 16h30 para irem embora, pois pouco ou nada tinham para fazer. 

A construção número 1 dos Estaleiros de Viana - Senhor dos Mareantes 
Com a dimensão total de 71,5 m, Potência (cv) 1700 e velocidade (nós) 11, foi entregue em Agosto 1948 à Empresa de Pesca de Viana. 


A última construção dos Estaleiros de Viana - NRP Figueira da Foz 
Entregue à Marinha Portuguesa em 25 de novembro de 2013.
Este navio está particularmente vocacionado para atuar na Zona Económica Exclusiva nacional desenvolvendo tarefas específicas no âmbito da busca e salvamento no mar, da fiscalização da pesca e do controlo da navegação, em particular, no que se refere aos esquemas de separação de tráfego, da prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração e apoio a outras autoridades nacionais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional