Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Abril - O mês em que Viana vai ficar mais doce

A abertura do Hotel do Chocolate, em Viana do Castelo, está prevista para o próximo dia 01 de Abril, data em que a fábrica de chocolate “Avianense” completaria 100 anos.
O espaço que durante mais de 90 anos albergou a produção de chocolate da antiga fábrica “Avianense” foi totalmente demolido, à exceção da fachada, que fica para perpetuar a imagem e a memoria da emblemática fábrica. 
Com a reconversão, a antiga fábrica de chocolate dará lugar a um hotel temático de quatro estrelas, o primeiro em Portugal dedicado ao chocolate. 
Com 18 unidades de alojamento, o empreendimento terá um restaurante temático com capacidade para 50 pessoas, que vai apostar na integração do chocolate no menu, seja em doce seja em salgados e também vai dispor de um centro interpretativo dedicado ao chocolate. 
Recorde-se que a fábrica de chocolate “AVianense”, fundada em 1914, fechou em 2004, após um processo de falência. 
A sua produção foi retomada, mas agora na cidade de Barcelos, mantendo o nome inicial da marca.
Muitos Vianenses ainda se lembrarão dos famosos imperadores, um bombom feito com uma amêndoa torrada e chocolate de leite, que é ainda hoje a grande imagem de marca da “Avianense” e das tabletes de chocolate “10R” que se fabricavam na fábrica de Viana do Castelo.






O Projeto de Arquitetura da reconversão do edifício da Fábrica de Chocolate “Avianense” é da autoria do vianense Branco Cavaleiro Arquitetos.
As fotos 3D foram retiradas do site de Branco Cavaleiro Arquitetos.

Comentários

Anónimo disse…
Já que a fábrica de chocolate Avianense saiu de Viana que se dê outro destino útil, como é o caso, a este emblemático edifício.
Felizmente que ainda há gente empreendedora em Viana do Castelo.


































































Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade