Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Nomes das Ruas contam a História de Viana

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou dar a conhecer quem foi João Tomás da Costa e que fez ele para merecer tal honra.


RUA JOÃO TOMÁS DA COSTA 
Rua da zona histórica, entre a Alameda 5 de Outubro e a Avenida Camões, chamada antigamente Largo de Pombal e, ainda recentemente, Largo João Tomás da Costa. Esta rua, das mais airosas da cidade por ficar a ladear o Jardim Público Marginal, presta homenagem ao general e conselheiro de Estado João Tomás da Costa. 

QUEM FOI JOÃO TOMÁS DA COSTA? 
Nascido em Faro em 1835 e falecido em Viana do Castelo em 1909, protagonizou uma carreira militar brilhante. João Tomás da Costa fixou residência nesta cidade, onde casou, lhe nasceu a sua única filha e viveu até à morte. Foi durante largos anos Diretor de Obras Públicas do Distrito, desenvolvendo uma profícua atividade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região, salientando-se nessa ação as importantes obras executadas no porto de mar.

Comentários

  1. Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários em Viana d Castelo em 1883, homem de grande iniciativa e visão que na altura reúne com os capitães dos navios que ao tempo se encontravam na barra, e decidem comprar um barco salva-vidas e um aparelho para lançar cabos. Também é montado o primeiro posto de praia de socorros a banhistas (1885),um facto de um extraordinário pioneirismo dado que o 1º posto do I.S.N. é só estabelecido em 1909 (24 anos de antecedência).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Sábado Florido em Viana

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana