Nomes das Ruas contam a História de Viana

maio 11, 2014 1 Comentários

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou dar a conhecer quem foi João Tomás da Costa e que fez ele para merecer tal honra.


RUA JOÃO TOMÁS DA COSTA 
Rua da zona histórica, entre a Alameda 5 de Outubro e a Avenida Camões, chamada antigamente Largo de Pombal e, ainda recentemente, Largo João Tomás da Costa. Esta rua, das mais airosas da cidade por ficar a ladear o Jardim Público Marginal, presta homenagem ao general e conselheiro de Estado João Tomás da Costa. 

QUEM FOI JOÃO TOMÁS DA COSTA? 
Nascido em Faro em 1835 e falecido em Viana do Castelo em 1909, protagonizou uma carreira militar brilhante. João Tomás da Costa fixou residência nesta cidade, onde casou, lhe nasceu a sua única filha e viveu até à morte. Foi durante largos anos Diretor de Obras Públicas do Distrito, desenvolvendo uma profícua atividade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região, salientando-se nessa ação as importantes obras executadas no porto de mar.

1 comments:

Jose Salgado disse...

Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários em Viana d Castelo em 1883, homem de grande iniciativa e visão que na altura reúne com os capitães dos navios que ao tempo se encontravam na barra, e decidem comprar um barco salva-vidas e um aparelho para lançar cabos. Também é montado o primeiro posto de praia de socorros a banhistas (1885),um facto de um extraordinário pioneirismo dado que o 1º posto do I.S.N. é só estabelecido em 1909 (24 anos de antecedência).