Avançar para o conteúdo principal

Câmara quer reabrir e transformar parque subterrâneo do Campo da Agonia em parque de estacionamento ''LOW COST''

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)
A Câmara de Viana do Castelo pode, ainda este mês, vir indemnizar o concessionário do maior parque da cidade para poder reabrir o equipamento fechado deste dezembro passado, disse hoje, à Lusa, o presidente da autarquia. 
"Apresentámos uma proposta à sociedade VianaPolis para que seja transferida para a Câmara, a concessão do espaço, para que, no mais curto espaço de tempo podermos resolver, de forma amigável, o contencioso que existe com o concessionário. Gostaria de ter este assunto resolvido ainda este mês", explicou o socialista José Maria Costa. 
Em causa está a exploração do parque de estacionamento subterrâneo do Campo d'Agonia, adjudicada em abril de 2008 pela sociedade VianaPolis à empresa Estação Viana Shopping Imobiliária, vencedora da hasta pública com a melhor proposta - 900 mil euros -, entre quatro concorrentes, por um prazo de 30 anos. 
Em dezembro último o concessionário do maior parque de estacionamento subterrâneo da cidade de Viana do Castelo, com 1.080 lugares, anunciou o encerramento do equipamento, por tempo indefinido, acusando a VianaPolis de "incumprimento" contratual. 
Na proposta entretanto apresentada pela Câmara à sociedade que gere o programa Polis da cidade- o município detém 40% da VianaPolis - a autarquia "invoca razões de interesse público para assumir a gestão do equipamento", disponibilizando-se para fazer "a resolução do contrato, através da devolução do valor, cerca de 900 mil euros, que o concessionário pagou pela concessão". 
"É o valor que estamos a negociar com o concessionário para que ele liberte o parque", adiantou. 
"A ausência daquele parque está a causar-nos muita perturbação, não só na atividade económica como também no apoio à área residência da zona oriental da cidade. No mês de agosto, com das festas da Senhora da Agonia, é uma peça fundamental no desenho de toda a mobilidade da cidade", justificou. 
Se a proposta for aceite pela VianaPolis, detida em 60% pelos ministérios do Ambiente e das Finanças, disse, "o parque reabrirá com a exploração entregue a outro concessionário ou por administração direta da Câmara". 
Explicou que o objetivo do município passa por transformar a estrutura, um investimento de 12 milhões de euros, no primeiro parque de estacionamento 'low cost' da cidade, ou seja, com tarifas de baixo custo. 
"No desenho que estamos a fazer para a mobilidade na cidade estamos a pensar que este parque seja de baixo custo, que dê apoio a toda a população que vem para a cidade para trabalhar e também às atividades económicas daquela zona", sustentou. 
Em dezembro passado, quando encerrou o parque, a administração da Painhas Parques (detentora da concessão), explicou, em comunicado, que nos últimos anos "sucederam-se as infiltrações em todo o parque", de dois pisos subterrâneos, que, dada a "natureza corrosiva" provocaram danos nos veículos.
"Infiltrações essas causadas por vícios ou defeitos de construção da responsabilidade do consórcio a quem a VianaPolis adjudicou a execução da obra de construção do parque. Essas infiltrações ainda hoje se mantêm por manifesta incapacidade do referido consórcio em eliminar aqueles vícios, já reconhecida pela Viana Polis", justificou, na altura, a empresa.

Fonte: Agencia Lusa (16.06.2014)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 20 a 28 de abril?

É o “ LER EM VIANA – Festa do Livro e das Artes ”, iniciativa que integra a 44ª FEIRA DO LIVRO . Durante 9 dias, predominantemente no Centro Cultural de Viana do Castelo (algumas iniciativas vão decorrer no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal) vai acontecer uma programação rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes têm um custo de 5 euros. Toda a programação AQUI .

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. NOTA: Por deliberação da comissão organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o Desfile da Mordomia, agendado inicialmente para quinta-feira, 15 de agosto, transitou para sexta-feira, dia 16, à mesma hora. (Publicação atualizada em 24 de abril de 2024) Pode consultar o programa oficial AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.