Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A árvore mais ilustre da cidade de Viana do Castelo

Trata-se da árvore vulgarmente conhecida por araucária-de-norfolk, uma espécie originária da Austrália, situada no jardim do Centro de Saúde de Viana do Castelo (antes SLAT-Serviço de Luta Anti-Tuberculose), próximo do cemitério da cidade. 
Com cerca de 40 metros de altura e mais de 100 anos, é a maior da cidade, classificada desde 2010 como de interesse público. 
Tornou-se mais conhecida nos últimos tempos por, na altura do Natal, ser iluminada com milhares de lâmpadas, o que lhe dá o “título” da Árvore de Natal natural mais alta da Europa. 
Na cidade é a única árvore de interesse publico, mas existe no concelho mais 12 árvores classificadas, destacando-se, por exemplo, um sobreiro na freguesia de Cardielos, com mais de 300 anos e uma magnólia com 160 anos e 17 metros de altura situada no Convento de Cabanas (onde viveu o poeta Pedro Homem de Mello). 
Esta classificação de “interesse público”, atribuída pela Autoridade Florestal Nacional, impossibilita que a árvore seja cortada ou desramada sem autorização prévia, sendo todos os trabalhos efectuados sob orientação técnica daquele organismo.

Araucária-de-norfolk imponente no Jardim do Centro Saúde de Viana

Comentários

  1. Três arvores centenárias ao completo abandono.20 de julho de 2014 às 11:22

    Em Darque há trés magnólias junto á nacional 13, mais propriamente junto à SIRD.
    Arvores essas com uma longevidade acima dos cem anos. São arvores de interesse publico . Cortam ramos de uma maneira anárquica, colocam cartazes danificando os troncos.
    Ninguém toma providencias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Português José Ramalho conquista ouro na Taça do Mundo em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Grandes nomes da canoagem disputam etapa da Taça do Mundo de Maratona em Viana

Por Santa Luzia