Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A árvore mais ilustre da cidade de Viana do Castelo

Trata-se da árvore vulgarmente conhecida por araucária-de-norfolk, uma espécie originária da Austrália, situada no jardim do Centro de Saúde de Viana do Castelo (antes SLAT-Serviço de Luta Anti-Tuberculose), próximo do cemitério da cidade. 
Com cerca de 40 metros de altura e mais de 100 anos, é a maior da cidade, classificada desde 2010 como de interesse público. 
Tornou-se mais conhecida nos últimos tempos por, na altura do Natal, ser iluminada com milhares de lâmpadas, o que lhe dá o “título” da Árvore de Natal natural mais alta da Europa. 
Na cidade é a única árvore de interesse publico, mas existe no concelho mais 12 árvores classificadas, destacando-se, por exemplo, um sobreiro na freguesia de Cardielos, com mais de 300 anos e uma magnólia com 160 anos e 17 metros de altura situada no Convento de Cabanas (onde viveu o poeta Pedro Homem de Mello). 
Esta classificação de “interesse público”, atribuída pela Autoridade Florestal Nacional, impossibilita que a árvore seja cortada ou desramada sem autorização prévia, sendo todos os trabalhos efectuados sob orientação técnica daquele organismo.

Araucária-de-norfolk imponente no Jardim do Centro Saúde de Viana

Comentários

Três arvores centenárias ao completo abandono. disse…
Em Darque há trés magnólias junto á nacional 13, mais propriamente junto à SIRD.
Arvores essas com uma longevidade acima dos cem anos. São arvores de interesse publico . Cortam ramos de uma maneira anárquica, colocam cartazes danificando os troncos.
Ninguém toma providencias.

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional