Avançar para o conteúdo principal

Festival Folclore Internacional Alto Minho começa amanhã

O Festival decorrerá de 25 a 31 de Agosto em vários locais do Distrito e Concelho de Viana do Castelo, realizando-se as principais Galas no Centro Cultural de Viana do Castelo. 
O 18º Festival Internacional de Folclore Alto Minho conta com a participação de grupos da ESLOVÁQUIA – Folklore Ensemble NADSENCI, ESPANHA – Grupo Folclórico “VALDEMEDEL” de Ribera de Fresno, INDONÉSIA – Studio 8 Faculty of Publc Health Disponegoro University, ITÁLIA – Grupo Folclórico “SU ENAU” Villanovaforru, TURQUIA – Cansu Gençlik Ve Spor Kulubu, URUGUAI - Ballet Folklórico Nacional de Uruguai, além de outros grupos do concelho de Viana do Castelo. 
Organizado pela VianaFestas e AGFAM, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e CIOFF, destaca-se no programa: 

25/08 | Segunda-feira 
Recepção dos Grupos Folclóricos estrangeiros. 

26/08 | Terça-feira 
22h00 - Cerimónia de Abertura, na Praça da República com participação de: Grupos Folclóricos dos países visitantes Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai e da Banda da Associação Cultural de Vila Nova de Anha. 

27/08 | Quarta-feira 
14h30 - Gala Sénior no Teatro Municipal Sá de Miranda com os Grupos da Indonésia, Itália e Uruguai. 
22h00 - "A tradição do mundo canta e dança no fórum"
- Gala folclórica de abertura do festival no Centro Cultural de Viana do Castelo com os grupos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai, Grupo Etnográfico da Areosa e Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva. 

28/08 | Quinta-feira 
22h00 - "O mundo visita Darque, na Quinta de Santoinho"
Gala folclórica na Quinta de Santoinho, em Darque, com Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai, Grupo Folclórico Cultural de Danças e Cantares de Carreço e Grupo Folclórico de Viana do Castelo. 

29/08 | Sexta-feira 
10h30 - Jogos tradicionais portugueses no Jardim da Marina com a participação de todos os grupos visitantes, seguido de almoço de confraternização. 
22h00 - "Barroselas com o mundo na cultura da tradição"
Gala folclórica na Vila de Barroselas, com os grupos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai e Grupo Folclórico de S. Paulo, Barroselas. 

30/08 | Sábado 
22h00 - "O mundo canta e dança entre o Lima e a montanha"
Gala folclórica de encerramento do festival no Centro Cultural de Viana do Castelo, com os grupos da Eslováquia, Espanha, Indonésia, Itália, Turquia, Uruguai, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre.
24h00 - Finalizado o espectáculo, haverá convívio com animação musical e tasquinhas, junto à porta Mexia Galvão, nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho .

31/08 | Domingo 
19h00 - Convívio na Quinta de Santoinho, em Darque, com elementos de todos os grupos folclóricos participantes, famílias de acolhimento, amigos e aberto a toda a comunidade vianense.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.