Cheira a sargaço na Praia Norte

setembro 24, 2014 2 Comentários

A Praia Norte, em Viana do Castelo, não seria a mesma sem as suas características pedras, algas, o iodo e o cheiro a sargaço.
Longe vão os tempos em que a apanha e secagem de sargaço na Praia Norte era uma prática habitual. Nessa altura o adubo das terras era o sargaço.
Nestes últimos dias tem-se assistido, por efeito de algumas marés vivas e vento, ao aparecimento de grande quantidade de algas que se desprendem dos rochedos e são arrojadas à praia. Acontece que, como não é apanhado, permanece por vezes alguns dias no areal, o que transforma o cheiro característico e agradável do sargaço, num cheiro bem menos agradável de suportar.
É pena que a apanha de algas na nossa região, outrora uma atividade económica e socialmente importante tenha quase desaparecido, muito por culpa da utilização do sargaço como adubo natural na agricultura, ter vindo a perder importância.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

2 comments:

Anónimo disse...

A apanha de sargaço não perdeu importância. Na realidade o que aconteceu é que para se proceder à apanha têm de se pagar taxas. É triste... mas é a realidade!!!

Agulheta disse...

Fantástica foto,adorei ver com o sargaço a minha praia favorita.Agora ter que pagar as tais taxas,não concordo nada.