Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Centro Cultural de Viana nomeado para maior prémio europeu de arquitectura

Para além do Centro Cultural de Viana, Portugal tem mais 18 projectos nomeados para o Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2015. 
O prémio, no valor de 60 mil euros, foi instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe. 
A distinção procura “destacar excelentes e recentes exemplos de criatividade arquitectural e sublinhar que a arquitectura moderna está socialmente e culturalmente enraizada nas cidades europeias e é importante para a vida diária das pessoas”. 
O projecto de Álvaro Siza Vieira para o antigo Banco Borges e Irmão, em Vila do Conde, foi o projecto distinguido na primeira edição do prémio, em 1988. 

O Centro Cultural de Viana do Castelo é um projeto da autoria do arquiteto Souto Moura, inicialmente designado de Coliseu, passou para pavilhão multiusos e finalmente Centro Cultural de Viana do Castelo. É constituído por três pisos e tem uma área de implantação de 3.792 m2. No piso -1 está inserido o recinto de jogo e o acesso às bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos. Está preparado para acolher eventos de grande dimensão como provas desportivas, festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

Saiba mais sobre o Centro Cultural de Viana, clicando AQUI.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade