Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Praias de Viana do Castelo vão ser requalificadas


A frente marítima de Viana do Castelo vai estar "completamente" requalificada até junho, num investimento global de cerca de 16 milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara. 
As intervenções, a cargo da sociedade Polis Litoral Norte são financiadas por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), em 70%, sendo a componente nacional (30%), cerca de 1,9 milhões de euros assumida pela autarquia da capital do Alto Minho. 
Em declarações à Lusa, o autarca José Maria Costa explicou que as obras enquadram-se na "prevenção do risco do Plano Estratégico", no âmbito das "medidas corretivas de erosão costeira e defesa costeira". 
As obras vão decorrer na Praia Norte, Afife, Paçô em Carreço, Cabedelo, Pedra Alta e Amorosa, prevendo-se a sua conclusão em junho. 
O autarca falava na sequência da aprovação, a semana passada, em reunião ordinária da autarquia, com os votos contra do PSD, da Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a expropriação de terrenos na praia Norte com vista à realização de uma empreitada de defesa e combate à erosão costeira, num investimento de 2,6 milhões de euros. Explicou que com a DUP a autarquia vai poder "adquirir alguns terrenos privados para juntar às parcelas que já eram da autarquia e do espaço publico para defesa da frente de mar", num investimento que rondará os 850 mil euros. 
"A praia norte teve, por dois anos consecutivos, problemas sérios com os temporais que obrigaram a intervenções para garantir a segurança. Estas obras de consolidação da frente marítima vão permitir o reposicionamento das áreas de estacionamento, a relocalização dos equipamentos de hotelaria, mais para trás da frente de mar, libertando mais área de praia", explicou o autarca. 
O projeto, que espera a aprovação pelo Tribunal de Contas para avançar, "ao que tudo indica em fevereiro", abrange a área compreendida entre a praia Norte e a praia do Coral, e integra ainda a beneficiação do passeio marítimo, a criação de uma ciclovia, a instalação de equipamentos de apoio de praia, o ordenamento do estacionamento e a criação de um plano de arborização adequado. 
Prevê-se ainda um novo enquadramento paisagístico com a plantação de árvores, arbustos e sementeiras e a colocação de novo mobiliário urbano.

Comentários

Anónimo disse…
E pronto... o dinheiro poderia ser melhor aplicado? Podia... mas não seria a mesma coisa!!!
Anónimo disse…
Oi???? Mas Viana anda a nadar em dinheiro??? E arranjar o passadiço da marina?? Qualquer dia alguém se magoa!!!
Anónimo disse…
Eu gostava era de ter um parque da cidade!! Porque o que existe é da Câmara!!!
Anónimo disse…
Estupidez..
Tantas estradas a precisar de reparação e vão investir onde não é preciso.
Anónimo disse…
Sem comentários.
Imensas estradas danificadas e memso rua que nem alcatrao ou paralelo tem e vao investir do dinheiro aqui.
Maria Gómez disse…
Se todos os que criticam estas coisas sairam á rua para conseguer que a scut Viana - Porto fosse de novo autoestrada... Estao a dar cabo do seu pais e nao fazem nada...
Anónimo disse…
A obra vai ficar um horror segundo me disseram a linha da areia fica tal e qual... O estacionamento vai ser menor do que está e que é só para mostrar a turistas, para laser dos utentes chapéu...Não a puseram em edital para não terem protestos... Mais uma dos que estão à frente...
estranho !!! a praia do rodanho nao necessita de obras naquela zona envolvente dos sanitarios ou sera por motivos de partidismo
Anónimo disse…
Grande Obra que a Praia Norte vai ter.... até que enfim! Fazia mesmo falta! Venham de lá mais três milhões de euros para dar de comer a alguém... e depois não tem dinheiro para por o "negócio da merda" a funcionar, não é Engº Lemos? Por vivermos no "meio do monte" não temos direito a condições básicas de agua e saneamento... que vergonha!
Anónimo disse…
A maior vergonha foi criar uma zona industrial junto a uma praia !
Coisa que não se compadece nos dias de hoje . Caso único em Portugal digno de vir mencionado no Guinesbook.
A obra inicial pecou desde o principio. Acessos restritos , via reduzidas , e parqueamento diminuto.Não foi criado um espaço com largas avenidas . Um espaço só para cafetarias , restaurantes, e bares.
Se tudo fosse bem pensado seria um espaço , com muita vida , e atividade nocturna onde os jovens podiam desfrutar de lazer e bem estar.
Sempre conheci o local como " Praia dos Parôlos ". Não acredito que o lugar vá ter grandes transformações . Tudo o que começa mal não tem arranjo.
Anónimo disse…
Mas porque raio nao deixam a praia como está?????????grande lol melhor dessem dinheiro e trabalho a quem precisa, por favor mete nojo......

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

VIANA | As piscinas de marés

"World Explorer" made in Viana do Castelo

ESCADÓRIO DE SANTA LUZIA | Descer 659 degraus de bicicleta... uma proeza de cortar a respiração