Arquitetura religiosa de Viana do Castelo

fevereiro 10, 2015 0 Comentários

É considerável o conjunto de arquitetura religiosa que a cidade possui. São muitos os edifícios religiosos cristãos (Sé Catedral, Templo de Santa Luzia, igrejas e capelas) que hoje podemos ver na cidade de Viana do Castelo e que confirmam a devoção sentida pelos Vianenses através dos tempos.
São exemplo, nesta imagem: 

CAPELA DAS MALHEIRAS (Séc. XVIII) 
Um dos símbolos religiosos da cidade de Viana do Castelo, situado no cimo da Rua Gago Coutinho, é a chamada Capela das Malheiras (por alusão à família proprietária - os Malheiro Reimão). Mandada construir por D. Frei António do Desterro Malheiro Reimão, bispo do Rio de Janeiro e construída com dinheiro e segundo diretrizes por ele mandadas do Brasil, foi dedicada a S. Francisco de Paula.
A fachada é notável, por repetir em granito os motivos de algas, líquenes e concheados que no interior foram talhados em madeira. 
Esta capela abre ao público unicamente uma vez por ano, na noite de quinta-feira santa. 

TEMPLO DE SANTA LUZIA (Séc. XX) 
O Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia, está construído num ponto privilegiado do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sendo a edificação que mais se destaca na sua paisagem. Templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, foi apenas concluído em 1943.

0 comments: