Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Quatro ícones de Viana do Castelo

Qualquer cidade tem os seus ícones que contam histórias e são referência e motivo de orgulho para a população local. Viana do Castelo também tem os seus. 
Nesta imagem, são visíveis alguns marcos bem conhecidos da cidade: 

TEMPLO DE SANTA LUZIA 
O templo do Sagrado Coração de Jesus (mais conhecido por Templo de Santa Luzia), embora o projecto date de 1898, a obra só foi iniciada nos primeiros anos do século XX, tendo sido o templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, sendo apenas concluído em 1943, quase meia década depois. 

HOTEL DE SANTA LUZIA 
O Hotel de Santa Luzia (atualmente denominado Pousada Monte de Santa Luzia), foi inaugurado no ano de 1918. 

NAVIO MUSEU GIL EANNES 
Construído no ano de 1955 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o antigo navio-hospital Gil Eannes, que durante dezenas de anos prestou assistência hospitalar, entre outras funções, à frota bacalhoeira portuguesa que operava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia, foi resgatado da sucata, no ano de 1998. Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ficando desde esse ano transformado num espaço museológico, aberto ao público na doca comercial de Viana do Castelo. 

ESTÁTUA DO FAGUNDES 
Esta estátua homenageia João Álvares Fagundes, navegador Vianês a quem foram atribuídas as navegações ocorridas em 1520, que deram origem à descoberta das ilhas de Terra Nova (Canadá). O seu túmulo encontra-se no interior da Sé de Viana do Castelo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos