Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Princesa gosta mesmo dos ''Brincos à Rainha''

Pois é, a princesa Mary da Dinamarca parece gostar mesmo dos “Brincos à Rainha” do tradicional “Ouro de Viana”. Prova disso é a princesa que, sendo uma pessoa publica, repete os mesmos brincos em cerimónias diferentes. 
Os brincos à rainha foram popularizados pelas mulheres vianenses, ao usá-los juntamente com o “Traje à Vianesa”.

Comentários

  1. Como garantir que esta tipologia de brincos só é característica de Viana do Castelo?

    ResponderEliminar
  2. Quer se queira ou não ...uma coisa dita mil vezes acaba por se tornar verdade !

    ResponderEliminar
  3. Porque razão os brincos passaram a ser designados por brincos de Rainha !27 de abril de 2015 às 21:04

    A Rainha D. Maria Pia casada com o Rei D. Luis I apreciava bailes de entrudo.
    Num desses bailes realizados em 1865 os convidados do Paço da Ajuda trajavam diversos disfarces. As damas encomendavam fatos riquissimos, outros procuravam trajes originais.
    A Rainha pretendia vestir algo diferente fugir ao habitual não usando fatos de gala como regularmente fazia em cerimónias.
    Entre os convidados destacava-se D. Maria Inácia filha do Conde de Vila Real. Esta mandara fazer um, fato de varina. A rainha achou graça á ideia e apeteceu-lhe disfarce igual. Desta forma pretendia fazer surpresa na corte e despertar curiosidade de saber o que diriam os fidalgos em ver uma " varinazinha" e não reconhecessem que era a rainha.
    A rainha completou a sua mascara carnavalesca com um par de arrecadas e um cordão de ouro terminando em pendente com a forma de decoração.. Este par de arrecadas ou brincos " à rainha ", eram de grandes dimensões era, executados em chapa de ouro recortada , burilada, e filigranada .....Mais tarde passaram a ser estampados em folha de ouro e hoje são fundidos.
    Este tipo de brincos passaram a ser designados por Brincos à rainha por a rainha os ter usado no Baile de Mascaras realizado no Paço da Ajuda a 16 de fevereiro de 1865.
    Conforme mostra a fotografia os verdadeiros brincos de " À Rainha " , são um pouco diferentes.Tem algumas atenuantes, basta perguntar a um ourives com conhecimentos que explica os pormenores com mais detalhes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Cristina Ferreira veste Traje de Noiva de Viana

Expansão da Rede Urbana de Ciclovias de Viana do Castelo

VIANA | Invasão de acácias põe em risco urzal-tojal de Montedor

Viana Quinhentista

Bom Dia de São Valentim