Princesa gosta mesmo dos ''Brincos à Rainha''

abril 25, 2015 3 Comentários

Pois é, a princesa Mary da Dinamarca parece gostar mesmo dos “Brincos à Rainha” do tradicional “Ouro de Viana”. Prova disso é a princesa que, sendo uma pessoa publica, repete os mesmos brincos em cerimónias diferentes. 
Os brincos à rainha foram popularizados pelas mulheres vianenses, ao usá-los juntamente com o “Traje à Vianesa”.

3 comments:

capitão disse...

Como garantir que esta tipologia de brincos só é característica de Viana do Castelo?

Anónimo disse...

Quer se queira ou não ...uma coisa dita mil vezes acaba por se tornar verdade !

Porque razão os brincos passaram a ser designados por brincos de Rainha ! disse...

A Rainha D. Maria Pia casada com o Rei D. Luis I apreciava bailes de entrudo.
Num desses bailes realizados em 1865 os convidados do Paço da Ajuda trajavam diversos disfarces. As damas encomendavam fatos riquissimos, outros procuravam trajes originais.
A Rainha pretendia vestir algo diferente fugir ao habitual não usando fatos de gala como regularmente fazia em cerimónias.
Entre os convidados destacava-se D. Maria Inácia filha do Conde de Vila Real. Esta mandara fazer um, fato de varina. A rainha achou graça á ideia e apeteceu-lhe disfarce igual. Desta forma pretendia fazer surpresa na corte e despertar curiosidade de saber o que diriam os fidalgos em ver uma " varinazinha" e não reconhecessem que era a rainha.
A rainha completou a sua mascara carnavalesca com um par de arrecadas e um cordão de ouro terminando em pendente com a forma de decoração.. Este par de arrecadas ou brincos " à rainha ", eram de grandes dimensões era, executados em chapa de ouro recortada , burilada, e filigranada .....Mais tarde passaram a ser estampados em folha de ouro e hoje são fundidos.
Este tipo de brincos passaram a ser designados por Brincos à rainha por a rainha os ter usado no Baile de Mascaras realizado no Paço da Ajuda a 16 de fevereiro de 1865.
Conforme mostra a fotografia os verdadeiros brincos de " À Rainha " , são um pouco diferentes.Tem algumas atenuantes, basta perguntar a um ourives com conhecimentos que explica os pormenores com mais detalhes.