Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

''Creoula'' ao largo de Viana do Castelo

Hoje, pela manhã, o antigo navio bacalhoeiro Creoula, foi visto a navegar ao largo de cidade de Viana do Castelo, numa viagem que tem como destino a cidade de Vigo (Espanha). 

"O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis. Teve a sua última campanha em 1973. Em 1979 o «Creoula» foi adquirido por compra à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca. 
Na primeira docagem levada a efeito, verificou se que o seu casco se encontrava em óptimas condições, tendo então sido deliberado que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar." 
(in, navio “Creoula”, marinha.pt)

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira