Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

''Creoula'' ao largo de Viana do Castelo

Hoje, pela manhã, o antigo navio bacalhoeiro Creoula, foi visto a navegar ao largo de cidade de Viana do Castelo, numa viagem que tem como destino a cidade de Vigo (Espanha). 

"O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis. Teve a sua última campanha em 1973. Em 1979 o «Creoula» foi adquirido por compra à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca. 
Na primeira docagem levada a efeito, verificou se que o seu casco se encontrava em óptimas condições, tendo então sido deliberado que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar." 
(in, navio “Creoula”, marinha.pt)

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Português José Ramalho conquista ouro na Taça do Mundo em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Grandes nomes da canoagem disputam etapa da Taça do Mundo de Maratona em Viana

Por Santa Luzia