Maior ídolo do desporto vianense ganha homenagem

julho 21, 2015 0 Comentários


A cidade de Viana do Castelo presta a sua homenagem à grande atleta Manuela Machado, campeã Mundial na Maratona de Gotemburgo, em 1995. 
Com o objetivo de homenagear a ex-atleta vianense Manuela Machado pela conquista do título mundial de maratona, em Gotemburgo, em Agosto de 1995, está a realizar-se nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em Viana do Castelo, a exposição “Manuela Machado 20 anos de campeã”, que ficará aberta para visitas até o dia 5 de agosto, precisamente a data em que ergueu o seu troféu maior ao sagrar-se Campeã do Mundo, em Gotemburgo. 
A mostra é composta por vários testemunhos materiais da cultura desportiva da atleta, nomeadamente: 
- Fotografias, equipamentos, principais medalhas, entre elas a de ouro do Campeonato do Mundo de Maratona, Gotemburgo 1995, taças e troféus, bem como condecorações oficiais, de âmbito nacional e internacional. 

MANUELA MACHADO é uma das figuras mais importantes da história do atletismo português.


"Maria Manuela Castro Machado, nasceu na freguesia de Cardielos, Viana do Castelo, em 9 de agosto de 1963. 

Iniciou a sua brilhante carreira, no Grupo Desportivo do Montinho-Meadela, no ano de 1982. Em representação do Sporting Clube de Braga, foi oito vezes Campeã Nacional de Corta Mato, doze vezes Campeã da Europa de clubes, três vezes Campeã Nacional de Estrada e sete vezes Campeã Europeia de Estrada. 

Na seleção Nacional foi atleta internacional na Maratona, destacando-se os títulos individuais de Campeã da Europa, Helsínquia 1994 e Campeã do Mundo, Gotemburgo 1995. 

Entre outros títulos individuais, foi Campeã Nacional de Maratona - 1993 e campeã de Estrada - 1998 e, vencedora da Meia Maratona de Macau - 1995, Meia Maratona Big Boy - 1995 Pittsburg (USA), Meia Maratona de Negoya (Japão) - 1997, Half Marathon AVON Central Park - New York - 1998. 

Atleta Olímpica em 1992 - Barcelona, 1996 - Atlanta e 2000 - Sidney. Em 1 de janeiro de 1995, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atribui-lhe o título de “Cidadã de Mérito”. 

Manuela Machado foi diversas vezes condecorada pelo governo português: a 9 de junho de 1995 foi feita Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 6 de outubro de 1998 foi feita Grã-Cruz da Ordem do Mérito. 

Em 1998 foi eleita a melhor atleta ibero-americana, tendo recebido a taça no palácio de Espanha dada pelo rei Juan Carlos."

0 comments: