Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Uma das jóias da Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo


A Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo é detentora de um Monumental Órgão de Tubos com cerca de três séculos. É um dos mais importantes e antigos órgãos de tubos do País e um dos poucos do género ainda em funcionamento em Portugal. 
Esta verdadeira jóia do património religioso e cultural de Viana do Castelo, esteve inativo durante mais de 30 anos, tendo voltado a tocar no dia 24 de Julho de 2010, após ter sido submetido a um profundo trabalho de restauro, que teve início no ano de 2002, prolongando-se até 2010.

“...adjudicado ao Padre Lourenço da Conceição, organeiro portuense, resulta do aproveitamento da caixa e dos canos de um outro anterior do qual se aproveitaram em parte a caixa e os canos. Ladeando o órgão verdadeiro existe um falso órgão que consta unicamente da caixa para criar simetria na ocupação do espaço. O risco para alteração da caixa do órgão verdadeiro e do órgão falso é da autoria de Manuel Pinto de Vila Lobos, tendo o trabalho sido executado por Pedro Salgado, mestre escultor de Barcelos."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Por Santa Luzia

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana