Ruas com História - Largo de S. Domingos

março 24, 2016 1 Comentários

O Largo de São Domingos é um largo vianense situado na zona histórica, e formado entre a Rua Manuel Espregueira e a Praça General Barbosa. Foi neste largo que se construíu entre 1566 e 1576 a Igreja de Santa Cruz, popularmente conhecida por Igreja de S. Domingos, fundada pelo Arcebispo Frei Bartolomeu dos Mártires. 
Destaca-se igualmente neste largo o Palacete Barbosa Maciel, do século XVIII, onde está instalado desde 1923, o mais antigo museu de Viana do Castelo, atualmente denominado Museu de Artes Decorativas. 
Para além destes dois belos monumentos, está igualmente implantado neste largo, a Estátua de Frei Bartolomeu dos Mártires, inaugurada no dia 8 de Novembro de 2008, em homenagem ao Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires, conhecido como o Arcebispo Santo. Viria a morrer no convento de S. Domingos em 16 de Julho de 1590, tendo sido beatificado pelo papa João Paulo II em 2001.

 

1 comments:

capitão disse...

S. Bartolomeu dos Mártires, que aqui veio morrer, na paz do Senhor, tinha Mártires no nome por ter nascido nessa antiga freguesia de Lisboa.