Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Bacalhau à Viana preenche fim-de-semana gastronómico


São cerca de quarenta os restaurantes de Viana do Castelo que aderem ao fim-de-semana dedicado ao Bacalhau à Viana e à Torta de Viana, uma sobremesa tradicional, nos dias 18, 19 e 20 de março.
A iniciativa é da Câmara Municipal e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A gastronomia e o património monumental e ambiental fazem de Viana do Castelo um destino turístico que oferece a quem a visita vastos motivos de encanto e brinda o paladar com requintados e substanciados prazeres. Viana do Castelo está, desde sempre, ligada ao fiel amigo, o bacalhau. Daqui partiam para a Terra Nova e Gronelândia, os bacalhoeiros carregados de fé e com esperança numa boa faina. 
Por lá ficavam seis meses, após o que regressavam às suas terras. E o bacalhau assentou arraiais, gastronomicamente, neste concelho, fazendo dele o centro de todas as atenções dos gastrónomos fiéis a uma boa bacalhoada. 

Bacalhau à Viana 
Ingredientes: 220 g de bacalhau em posta, 30 g cebola, 2 dentes de alho, Pimentão–doce colorau q.b, 150 g de batata, 100 g couve portuguesa, 1 fatia de broa, 1/2 l de azeite. 
Confitar o bacalhau com a cebola em meia-lua e alho picado e pimentão-doce (cozer em baixa temperatura no azeite). Cozer a batata com pele e alourar no mesmo azeite (às rodelas grossas).
Cortar uma fatia de broa e fritar em azeite. Saltear a couve cozida em azeite e alho. Dispor no prato ou travessa com disposição adequada. Decorar com azeitona (pasta de azeitona) e salsa. 

Torta de Viana 
Ingredientes: 10 gemas, 4 ovos inteiros, 200g. de açúcar, 170g. de farinha, Aroma de laranja ou limão. Batem-se as gemas com o açúcar e deita-se a raspa de limão ou laranja, conforme o gosto. Batem-se também as claras em castelo e junta-se à massa. A seguir, deita-se a farinha, que deve ser peneirada, bate-se levemente, e vai ao forno em tabuleiro forrado com papel. Não se deve deixar cozer de mais para não ser difícil de enrolar. Recheio: 4 gemas, 100g. de açúcar. O açúcar é posto em ponto brando, deita-se nas gemas já batidas e vai ao lume a levantar fervura. Desenforma-se a massa sobre um pano polvilhado com açúcar pilé. Recheia-se a torta com o doce de ovos e enrola-se cuidadosamente. 

Animação 
Na manhã de Sábado, dia 19 de março, realiza-se na Praça da República, entre as 10h00 e as 17h00, o Feirão da Patanisca, onde poderá saborear, como aperitivo ao “Bacalhau à Viana”, as tradicionais especialidades vianenses, à base do “fiel amigo”: pataniscas, bolinhos de bacalhau, bacalhau frito, sonhos e, também, os tradicionais enchidos de tempero caseiro e os docinhos à moda de Viana. Neste Feirão, atuarão Grupos Folclóricos do concelho. Para além da boa gastronomia e animação, a cidade de Viana do Castelo oferece muitas outras atividades culturais e de lazer, nomeadamente espetáculos e exposições. Neste fim-de-semana, aproveite para visitar o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas os Núcleos Museológicos de Arqueologia da Casa dos Nichos e da Igreja das Almas, com entrada gratuita, e ainda o Navio-Hospital Gil Eanes.

Restaurantes aderentes: 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana