Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Funicular de Santa Luzia bate recorde no transporte de passageiros

O elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que em Junho completa 93 anos de funcionamento, transportou em 2015 o recorde de 106.286 passageiros. Já transportou 725.318 passageiros desde 2007 após seis anos de abandono. 
Ligando a cidade ao topo do monte de Santa Luzia, o funicular, como também é conhecido, foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de junho de 1923 através da Empresa do Elevador de Santa Luzia. Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação. 
A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, em meados de 2005, foi alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros coma renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé. Permitem o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes. 
Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros.

(Para alterar a qualidade do vídeo, toque no ícone da roda dentada na barra inferior do leitor de vídeo e selecione a qualidade pretendida)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Dia de Feira

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos