Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Por Viana

Templo de Santa Luzia e Estação dos Caminhos de Ferro em Viana do Castelo
Qualquer que seja o motivo para visitar Viana do Castelo, subir ao Monte de Santa Luzia e apreciar o monumental Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia) é imprescindível. 
"Ex-libris" da cidade, visível a quilómetros de distância, o Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia, está construído num ponto privilegiado do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sendo a edificação que mais se destaca na sua paisagem. Templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor (arquiteto Ventura Terra), foi apenas concluído em 1943. 
Quem vier à cidade por comboio, é agradavelmente surpreendido logo ao chegar pelo aspeto do magnífico edifício da Estação dos Caminhos de Ferro de Viana do Castelo. Começada a construir no ano de 1878, foi aberta ao público em 1882 e inaugurada em 25 de Março de 1887. O autor do projeto foi o Eng.º Alfredo Soares e para que a sua construção fosse possível teve de se demolir, em 1877, o antigo Convento dos Crúzios, convento que havia sido fundado em 1631.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Dia de Feira

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos