Escola Frei Bartolomeu dos Mártires vai ser requalificada

outubro 18, 2016 0 Comentários

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires. A empreitada está orçada em 5.8 milhões de euros e prevê, entre outros, um novo arruamento para salvaguarda da segurança dos alunos, estacionamento na envolvente, dois novos pavilhões, a requalificação de outros dois e a ampliação do pavilhão desportivo. 
A escola atual, um equipamento escolar dotado com 26 salas de aula e laboratórios dispersos por três edifícios cujo acesso é feito pelo recreio diretamente para o interior da sala de aula ou através de um percurso interior que resulta do atravessamento sucessivo de sala em sala de aula, está a necessitar de obras urgentes, razão pela qual avança agora a empreitada de requalificação e ampliação da infraestrutura escolar. 
O projeto aprovado em reunião de executivo aponta para a criação de um edifício principal, a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. Estão previstas 28 salas de aula, sendo 19 salas normais, um gabinete de educação especial, uma sala de música, uma sala de informática, um laboratório de ciências, um laboratório de física e química, uma sala de EV e duas de EV/ET. 
De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. Uma biblioteca, um bar, um refeitório e cozinha, arrecadações, instalações sanitárias, secretaria, gabinete médico, entre outras, são também acauteladas nos projeto. No exterior está também prevista, para além da nova via que permite a segurança aos alunos, a execução de estacionamento. 
A empreitada, financiada pelo Norte 2020, está orçada em 5.8 milhões de euros, tendo a autarquia assinado um acordo de colaboração para a requalificação e modernização das instalações da Escola EB23 Frei Bartolomeu dos Mártires, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação da escola.



0 comments: