Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

NÃO SE ESQUEÇA | Amanhã muda a hora

Relógio de sol Misericórdia de Viana do Castelo

Na madrugada de 30 de outubro de 2016 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Verão para o regime de Inverno. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02H00 da manhã atrase o relógio 60 minutos, passando para a 01H00 da manhã. 
O propósito é promover uma melhor utilização da luz do dia, levando a uma poupança de energia. Este procedimento leva as pessoas a levantarem-se uma hora mais cedo, aproveitando assim as primeiras horas após o nascer do sol, em que de outra forma estariam ainda a dormir. Da mesma forma, à noite após o pôr-do-sol, as populações passam em média a deitar-se uma hora mais cedo, poupando-se assim uma quantidade significativa de energia elétrica. 
Na imagem, o antigo relógio de sol na fachada do edifício da Misericórdia de Viana do Castelo não precisa de acertos, neste é a sombra que marca a hora do dia, usando como referência a posição do Sol. Não precisa de pilhas para funcionar. Tem, no entanto, o inconveniente de parar de funcionar quando está nublado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Durante sete dias há folclore pela cidade

VIANA | “Tiro e Queda” no Gil Eannes

VIANA | Arbustos e ervas “invadem” muralhas e envolvente de Castelo classificado

VIANA | Marinha vai batizar o navio Sines amanhã

Passeio de comboio pela cidade