Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

FAROL DE MONTEDOR | Há 107 anos a guiar pescadores, marinheiros e navegadores

Farol de Montedor, Carreço (Viana do Castelo)

Apesar de as embarcações estarem cada vez mais dotadas de modernas tecnologias de apoio à navegação (radares e sistemas de GPS), o Farol de Montedor ainda não se apagou, continua a ser o auxiliar luminoso de marinheiros, pescadores e navegadores de recreio. 
O Farol de Montedor fica situado no Lugar de Montedor, Freguesia de Carreço, Viana do Castelo. Com 28 metros de altura e construído a 102,8 metros acima do nível do mar, este imponente Farol foi inaugurado a 20 de Março de 1910 ainda com um candeeiro a petróleo, dando lugar à electricidade 37 anos mais tarde. 
Após sucessivas modernizações, em 1987 a instalação eléctrica seria completamente remodelada e proceder-se-ia à automatização do farol, cuja característica é presentemente de 2 grupos de relâmpagos brancos, com um período de 9,5 segundos, iluminando 22 milhas náuticas (cerca de 41 quilómetros). 
É o Farol mais ao Norte de Portugal, cruzando com o Farol das Ilhas Cies, na entrada da Ria de Vigo e com o Farol da Barra do Rio Douro, no Porto.
Existem em Portugal (Continente e Ilhas) cerca de 50 faróis, mas não há dois iguais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Por Santa Luzia

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana