Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

FAROL DE MONTEDOR | Há 107 anos a guiar pescadores, marinheiros e navegadores

Farol de Montedor, Carreço (Viana do Castelo)

Apesar de as embarcações estarem cada vez mais dotadas de modernas tecnologias de apoio à navegação (radares e sistemas de GPS), o Farol de Montedor ainda não se apagou, continua a ser o auxiliar luminoso de marinheiros, pescadores e navegadores de recreio. 
O Farol de Montedor fica situado no Lugar de Montedor, Freguesia de Carreço, Viana do Castelo. Com 28 metros de altura e construído a 102,8 metros acima do nível do mar, este imponente Farol foi inaugurado a 20 de Março de 1910 ainda com um candeeiro a petróleo, dando lugar à electricidade 37 anos mais tarde. 
Após sucessivas modernizações, em 1987 a instalação eléctrica seria completamente remodelada e proceder-se-ia à automatização do farol, cuja característica é presentemente de 2 grupos de relâmpagos brancos, com um período de 9,5 segundos, iluminando 22 milhas náuticas (cerca de 41 quilómetros). 
É o Farol mais ao Norte de Portugal, cruzando com o Farol das Ilhas Cies, na entrada da Ria de Vigo e com o Farol da Barra do Rio Douro, no Porto.
Existem em Portugal (Continente e Ilhas) cerca de 50 faróis, mas não há dois iguais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Dia de Feira

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos