Avançar para o conteúdo principal

Polis Litoral Norte lança seis novas empreitadas em Viana do Castelo

Litoral de Carreço (Viana do Castelo)

A Sociedade Polis Litoral Norte S.A acaba de lançar seis diferentes empreitadas no concelho de Viana do Castelo, co-financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 e co-financiadas em 85 por cento. 

Empreitadas Financiadas pelo POSEUR 

“Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Ínsua”, orçada em 330 mil euros e que implica a proteção, reabilitação e reforço do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira, reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.

“Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Arda/Bico”, com um investimento de 815 mil euros e que visa a proteção e reabilitação do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira, reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.

“Proteção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias da Amorosa” com a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados e escadas, que implica um investimento de 1.58 milhões de euros.

“Protecção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias a Sul de Pedra Alta” que visa a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados, implicando um orçamento de 1.28 milhões de euros.

Empreitadas Financiadas pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 

“Corredor Ecológico em Carreço e Afife”, que visa uma intervenção entre a Praia de Arda/Bico e a Praia de Paçô, numa extensão de cerca de 1.500 m, compreendendo percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, ao longo da faixa entre o cordão dunar e a área agrícola. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte (percurso e valores em presença), num investimento de 256 mil euros.

“Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo”, que visa a construção de um troço de aproximadamente 1.300 m da futura Ecovia do Litoral Norte, entre a Praia de Fornelos e o Portinho do Lumiar, que materializará, em conjunto com outros troços adjacentes já construídos ou a construir no curto prazo, um percurso pedonal e ciclável entre a Praia de Arda/Bico e a Praia Norte, numa extensão total de 10.650 metros. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa da infraestrutura e dos valores em presença, mobiliário urbano e um ponto de apoio/encontro, num investimento de 332 mil euros.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.