Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A BRASILEIRA | Há 115 anos a fazer crescer água na boca

Fundada em 1902 por Domingos Amorim Viana, natural de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), “A Brasileira” comemora hoje dia 22 de março mais um aniversário, completando 115 anos de história. Localizada junto à Sé, em pleno centro histórico, é a mais antiga confeitaria de Viana do Castelo.
Os célebres Sidónios são o ex-libris desta casa. Feitos em forma de caixão (em homenagem ao presidente da república Sidónio Pais, morto em 1918), a sua receita tem por base amêndoa, açúcar e ovos, cuja patente foi registada precisamente em nome da Casa Brasileira.
Claro que existem muitas outras doçuras nas montras desta casa centenária. Se é um guloso assumido não pode perder os tradicionais manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha), a também muito conhecida torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó) e a nova doçaria de inspiração francesa, com a assinatura da mais antiga Confeitaria de Viana do Castelo.
No ano de 2015, a Confeitaria “A Brasileira” foi considerada pelo júri do concurso “A minha Pastelaria”, a melhor pastelaria de Portugal na categoria "especialidade da casa mais original". Este concurso, organizado pela Compal, tinha como objetivo dar visibilidade às melhores pastelarias de Portugal, valorizando os bons exemplos, a qualidade dos produtos, a decoração e o atendimento.
Parabéns aos atuais proprietários, Sr. Norberto Martins e D. Maria Graça Ferreira pelo aniversário, excelente serviço e atendimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

MÚSICA | O coração bate forte em Viana