Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Amanhã é dia de queimar o Judas

Amanhã 15 de abril, sábado de Aleluia, a tradição manda que se queime o Judas na Ribeira de Viana.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela tem tudo a postos para mais uma manifestação de caráter popular que, como habitualmente, terá como palco o Campo do Castelo, onde às 12H00 vai ser lido o testamento e queimado o Judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao Forte de Santiago da Barra.
A "Queima do Judas”, que simboliza a morte de Judas Iscariote, o apóstolo de Jesus Cristo que o entregou aos romanos por trinta moedas, desperta todos os anos muita curiosidade nesta zona ribeirinha da cidade de Viana do Castelo. 
 

Programa da Queima do Judas 2017 
Sábado, dia 15 de abril 

11H00 - Acompanhado por um Grupo de Bombos o cortejo, composto por Juiz, Escrivão, Mensageiro e Carpideiras, percorrerá as seguintes artérias da cidade: Estação da CP, Passeio das Mordomas, Praça da República, Rua Manuel Espregueira, Largo de S. Domingos, Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado e Campo do Castelo.

12H00 - Com a leitura detalhada do testamento pelo Juízes de Fora da nossa mui nobre Ribeira do Condado de Monserrate, proceder-se-á, como ato final, à queima do judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao forte de Santiago da Barra.
A representação tem a prestável colaboração dos atores amadores - À Margem - Armazém Teatral.

Queima do Judas na Ribeira de Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.