Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A Câmara de Viana vai classificar e distinguir “Lojas Memória”

Não é novidade que Viana do Castelo é uma cidade cheia de Memórias. Para além dos seculares monumentos que surgem em cada esquina, também encontramos lojas históricas.
Nesse sentido, a Câmara de Viana do Castelo quer distinguir as lojas na área urbana da cidade que contam com um legado histórico digno de nota. Para isso criou o projeto “Lojas Memória”, que pretende promover a classificação e distinção de estabelecimentos comerciais e unidades de cafetaria, restauração e similares que se destacam pela sua singularidade e pelo reconhecido valor que têm e que contribuem para a identidade da cidade e qualidade da paisagem urbana de Viana do Castelo.
A classificação é orientada por fatores distintivos – lojas que comercializam produtos de excelência; que mantêm a mesma atividade há 50 ou mais anos; que constituem espaços de referência artística ou arquitetónica; e/ou que adquirem especial relevância na história da cidade, enquanto lugar de acontecimento histórico, por ser a única resistente num determinado tipo de atividade ou por ser referência na linguagem comum dos residentes – e considera vários parâmetros e critérios de avaliação, associados designadamente ao estabelecimento/atividade e ao património.

Recorrendo ao arquivo deste blogue, mostro alguns estabelecimentos que eventualmente, pela preservação de elementos patrimoniais/culturais/históricos, poderão ser escolhidos para este projeto.

Clique na respetiva imagem e saiba algo sobre estes estabelecimentos:

Ourivesaria Carvalho

Casa Valença

Ourivesaria Venâncio Sousa

Café Sport

Confeitaria a Brasileira

Taberna "A Regional"

Drogaria S. Domingos

Fotografia Roriz

Funileiro Sr. Armando

Tipografia Moderna

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Dia de Feira

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos