Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A Câmara de Viana vai classificar e distinguir “Lojas Memória”

Não é novidade que Viana do Castelo é uma cidade cheia de Memórias. Para além dos seculares monumentos que surgem em cada esquina, também encontramos lojas históricas.
Nesse sentido, a Câmara de Viana do Castelo quer distinguir as lojas na área urbana da cidade que contam com um legado histórico digno de nota. Para isso criou o projeto “Lojas Memória”, que pretende promover a classificação e distinção de estabelecimentos comerciais e unidades de cafetaria, restauração e similares que se destacam pela sua singularidade e pelo reconhecido valor que têm e que contribuem para a identidade da cidade e qualidade da paisagem urbana de Viana do Castelo.
A classificação é orientada por fatores distintivos – lojas que comercializam produtos de excelência; que mantêm a mesma atividade há 50 ou mais anos; que constituem espaços de referência artística ou arquitetónica; e/ou que adquirem especial relevância na história da cidade, enquanto lugar de acontecimento histórico, por ser a única resistente num determinado tipo de atividade ou por ser referência na linguagem comum dos residentes – e considera vários parâmetros e critérios de avaliação, associados designadamente ao estabelecimento/atividade e ao património.

Recorrendo ao arquivo deste blogue, mostro alguns estabelecimentos que eventualmente, pela preservação de elementos patrimoniais/culturais/históricos, poderão ser escolhidos para este projeto.

Clique na respetiva imagem e saiba algo sobre estes estabelecimentos:

Ourivesaria Carvalho

Casa Valença

Ourivesaria Venâncio Sousa

Café Sport

Confeitaria a Brasileira

Taberna "A Regional"

Drogaria S. Domingos

Fotografia Roriz

Funileiro Sr. Armando

Tipografia Moderna

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Sábado Florido em Viana

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana