Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Pontes de Viana

As duas pontes que a foto documenta têm cada uma estilos e histórias diferentes.
Durante vários anos, a travessia de uma margem para a outra do rio Lima em Viana do Castelo era feita com a ajuda de uma barca. Só em 1818 é que foram cravadas no leito do rio Lima as primeiras estacas que deram início à construção duma Ponte de Madeira. Para acesso a esta ponte de madeira foi, na altura, construída uma ponte de cantaria sobre o sapal de S. Lourenço em Darque (em primeiro plano na foto).
A outra ponte na imagem é bem mais conhecida dos vianenses, trata-se da Ponte Eiffel. Ponte inaugurada em 30 de junho de 1878, foi projetada e construída por Gustave Eiffel e veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.

Comentários

  1. O que a fotografia apresenta não é nada mais que uma parte do acesso à antiga ponte de madeira.
    Este acesso foi-lhe atribuído o nome de Cais Novo . Mais ou menos com com a distancia de setecentos e oito passos , foi construído mais ou menos até ao meio do rio.
    O referido cais é composto de três arcos , com os seus corta mares de ambas as partes , pelas quais corre água para uma e outra parte .Foi construido em cantaria sem guardas . Apresentava bastante largura por onde passavam carros e bestas e toda a gente que transitava para a Vila de Viana. Para embarcar estavam sempre barcos para a transporte de pessoas , gado , liteiras, carruagens e carros para a referida Vila.
    Estes arcos apresentam-se num estado razoável , mas se não forem tomadas as devidas precauções corre o risco de ser destruído a breve prazo.
    O resto do trajeto que a foto não apresenta , encontra-se num estado deplorável quer no início e fim do referido cais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana