Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Pontes de Viana

As duas pontes que a foto documenta têm cada uma estilos e histórias diferentes.
Durante vários anos, a travessia de uma margem para a outra do rio Lima em Viana do Castelo era feita com a ajuda de uma barca. Só em 1818 é que foram cravadas no leito do rio Lima as primeiras estacas que deram início à construção duma Ponte de Madeira. Para acesso a esta ponte de madeira foi, na altura, construída uma ponte de cantaria sobre o sapal de S. Lourenço em Darque (em primeiro plano na foto).
A outra ponte na imagem é bem mais conhecida dos vianenses, trata-se da Ponte Eiffel. Ponte inaugurada em 30 de junho de 1878, foi projetada e construída por Gustave Eiffel e veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.

Comentários

  1. O que a fotografia apresenta não é nada mais que uma parte do acesso à antiga ponte de madeira.
    Este acesso foi-lhe atribuído o nome de Cais Novo . Mais ou menos com com a distancia de setecentos e oito passos , foi construído mais ou menos até ao meio do rio.
    O referido cais é composto de três arcos , com os seus corta mares de ambas as partes , pelas quais corre água para uma e outra parte .Foi construido em cantaria sem guardas . Apresentava bastante largura por onde passavam carros e bestas e toda a gente que transitava para a Vila de Viana. Para embarcar estavam sempre barcos para a transporte de pessoas , gado , liteiras, carruagens e carros para a referida Vila.
    Estes arcos apresentam-se num estado razoável , mas se não forem tomadas as devidas precauções corre o risco de ser destruído a breve prazo.
    O resto do trajeto que a foto não apresenta , encontra-se num estado deplorável quer no início e fim do referido cais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

NEOPOP transforma Viana na “Capital do Techno” durante 4 dias

ROMARIA D’AGONIA 2018 | Programa provisório já disponível

VIANA | Desfile da Mordomia dá mais brilho à Romaria

A 7ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta termina hoje em Viana