Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Viana assinala o Dia da Europa

O Dia da Europa, comemorado a 9 de Maio de cada ano, assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia. Esta proposta é considerada o início da criação do que é hoje a União Europeia.
Viana do Castelo assinalou o Dia da Europa, com o hastear da bandeira da União Europeia nos Antigos Paços do Concelho.

A Declaração Schuman de 9 de maio de 1950 
A Declaração Schuman foi proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Nela se propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores.
A CECA (membros fundadores: França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia. 

Contexto histórico 
Em 1950, cinco anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as nações europeias continuavam a braços com a devastação causada pelo conflito. 
Os governos europeus, determinados a evitar que se repetisse uma guerra tão terrível, chegaram à conclusão de que a colocação em comum da produção de carvão e de aço iria tornar a guerra entre a França e Alemanha, países historicamente rivais, «não só impensável mas materialmente impossível» (Declaração Schuman). 
Pensou-se, e com razão, que a fusão dos interesses económicos contribuiria para melhorar o nível de vida e constituiria o primeiro passo para uma Europa mais unida. A adesão à CECA foi, assim, aberta a outros países.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A caminho de Viana pela Ponte Eiffel

Viana vence concurso Melhores Municípios para Viver

VIANA | Centro tecnológico previsto para o parque da cidade

VIANA | Castelo que dá nome à cidade, é cenário de desleixo e esquecimento (com imagens)