Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Viana assinala o Dia da Europa

O Dia da Europa, comemorado a 9 de Maio de cada ano, assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia. Esta proposta é considerada o início da criação do que é hoje a União Europeia.
Viana do Castelo assinalou o Dia da Europa, com o hastear da bandeira da União Europeia nos Antigos Paços do Concelho.

A Declaração Schuman de 9 de maio de 1950 
A Declaração Schuman foi proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Nela se propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores.
A CECA (membros fundadores: França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia. 

Contexto histórico 
Em 1950, cinco anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as nações europeias continuavam a braços com a devastação causada pelo conflito. 
Os governos europeus, determinados a evitar que se repetisse uma guerra tão terrível, chegaram à conclusão de que a colocação em comum da produção de carvão e de aço iria tornar a guerra entre a França e Alemanha, países historicamente rivais, «não só impensável mas materialmente impossível» (Declaração Schuman). 
Pensou-se, e com razão, que a fusão dos interesses económicos contribuiria para melhorar o nível de vida e constituiria o primeiro passo para uma Europa mais unida. A adesão à CECA foi, assim, aberta a outros países.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sábado Florido em Viana

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana

Por Santa Luzia