Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Uma capela pouco convencional


Uma capela pouco convencional, construída há mais de 300 anos, em pleno estuário do rio Lima, no Lugar do Cais Novo, Darque (Viana do Castelo). Trata-se da capela de S. Lourenço, uma referência na margem esquerda do rio Lima, junto à Ponte Eiffel da cidade de Viana do Castelo, e que tem a particularidade de com a subida da maré, ficar rodeada de água.

Comentários

  1. Demorou tempo a preservar o local. Esperemos que a obra continue e que o Cais Novo ( Cais) ,seja o orgulho dos Darquenses. Faz parte da história local .
    Muito do património de Darque tem sido destruído, o caso do marechão , que há uns atrás anos era bem visível , no Rio Lima .
    Pedras foram retiradas do local , hoje nada a fazer .......um caso perdido .

    ResponderEliminar
  2. Assim, tão seca, a nota perde valor. Há que perder algum tempo e contar-lhe a história. Se possível com algumas picardias a que tenha sido associada.

    ResponderEliminar
  3. O Darquense referiu-se ao marechão , mas o nome correto é paredão ,que não era mais do que um muro de cais paralelo à margem , a partir da Capela de S. Lourenço até à barra.Tinha a dimensão de 83.5 braças o correspondente a 183,70 m. O projeto foi do engenheiro militar Custódio Gomes Villas Boas. Este Cais tinha como finalidade acostagem de barcos e uma correção na circulação das aguas para a foz. Caso fosse necessário em tempo de guerra servia de bateria para cruzar os seus fogos com os do Castelo.
    Ainda há bem poucos anos era bem visível ,antes da criação do depósito de Areias do lado de Darque em frente à Cidade emblemática ,candidata a património da Unesco .
    Totalmente destruído hoje pouco ou nada resta.Foi mais uma destruição de património a salva guardar pelas gentes de Darque. As obras deste cais foram suspensas em 1807.
    Lembro que a velha ponte de madeira rendeu em portagem do ano 1853 a 1884 a módica quantia de 74.000$000 Reís .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Ostras do rio Lima para franceses consumirem

Viking Osfrid de volta a casa

VIANA | Requalificação da envolvente ao Navio Gil Eannes quase concluída

Bolo-rei gigante servido em Viana do Castelo