Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Viana quinhentista


A Praça da República é, há quinhentos anos, o centro cívico de Viana do Castelo. Voltados para esta Praça existem dois edifícios de elevado valor arquitetónico: o edifício da Misericórdia e os Antigos Paços do Concelho, cujas construções tiveram lugar no século XVI.
Dois monumentos que, para além da sua importância histórica e artística, são marcas arquitectónicas de considerável antiguidade que muito enriquecem Viana do Castelo.

Antigos Paços do Concelho (Séc. XVI)   
Depois que o antigo lugar de reunião do concelho foi ocupado pela igreja de Santa Maria Maior (hoje Sé), foi construída fora de portas esta Casa da Câmara logo no princípio do século XVI. É, como tantas outras construções similares do Noroeste hispânico, um edifício sobradado, tendo no andar nobre a "Câmara" onde reunia a vereação e no piso térreo uma arcada para abrigo das pessoas e de escribas que aqui redigiam, para os iletrados, requerimentos e outros documentos endereçados à Câmara.   

Edifício da Misericórdia (Séc. XVI)   
Tendo sido criada em 1520, a confraria da Misericórdia de Viana, desenvolveu-se de tal forma que, no início do segundo quartel do século XVI a mesa resolveu construir a chamada "Casa das Varandas". Este edifício, datado de 1589, é um exemplar único da arquitectura de inspiração renascença e maneirista, com influências italianas e flamengas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A caminho de Viana pela Ponte Eiffel

Viana vence concurso Melhores Municípios para Viver

VIANA | Centro tecnológico previsto para o parque da cidade

VIANA | Castelo que dá nome à cidade, é cenário de desleixo e esquecimento (com imagens)