Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Viana é município há 761 anos

Monumento a D. Afonso III | Viana do Castelo

Há 761 anos, em 18 de junho de 1258, o quinto rei de Portugal, D. Afonso III (1245-1279), concedeu Foral que criou no então lugar do Átrio, na foz do rio Lima, a Vila de Viana da Foz do Lima e instituiu o município de Viana.
Este marco importante na história do concelho, vai ser assinalado esta terça-feira, pelas 21h30, na Praça da República, com a leitura do foral, música medieval e espetáculo de fogo.

NOTA: No seu site, a Câmara de Viana acaba de informar que devido às previsões meteorológicas adversas, o espetáculo do Dia do Foral previsto para esta noite, 18 de junho, foi cancelado.

A fotografia mostra o Monumento erguido na cidade de Viana do Castelo, dedicado a D. Afonso III, o rei que concedeu Foral (18 de Junho de 1258), criando a Vila de Viana da Foz do Lima e instituindo o município de Viana. 
Implantado nas proximidades da via de acesso à Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, é dedicado a D. Afonso llI, o Rei Fundador do município de Viana da Foz do Lima, em 1258. O monumento com 12 metros de altura é constituído por 24 blocos de mármore de Estremoz raiado de rosa, medindo cada um 50x50x100cm. Obra do escultor Paulo Neves, faz alusão aos diversos aspetos da vida e ação daquele Rei. Assim, um escudo, no lado esquerdo, induz o carácter ao guerreiro; uma asa, no lado direito, assinala as características de protetor do Reino; as linhas retilíneas da cabeça representam a coroa de Rei, ao passo que a parte posterior da escultura, através de uma subtil disposição em espiral, evoca o crescimento e construção do Reino de que foi derradeiro conquistador.

Comentários

  1. Gostei imenso da ideia ! afinal Viana tem uma história linda ! e nós nos orgulhamos da nossa cidade ! Linda e Bela ! Bonita és !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Embarcação à vista… da costa de Viana

De fora para dentro

VIANA | Rua pedonal… sem dizer adeus aos carros

Viana em festa para receber comboio elétrico