Avançar para o conteúdo principal

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima


6º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima subordinado ao tema "Kaos no Jardim"
(28 de Maio a 31 de Outubro de 2010)
O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é uma iniciativa que relança o gosto e o culto pelo jardim e pela jardinagem, numa ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente.
Anualmente, a criação de onze jardins efémeros seleccionados por um júri, permite a renovação do Festival e proporciona aos visitantes um contacto directo com as novas abordagens da concepção de jardins, com diferentes tendências criativas, com diversas visões no que respeita às correntes artísticas e com perspectivas inovadoras para o aproveitamento e fruição dos espaços públicos aos serviço das populações.

Texto retirado do panfleto do Festival


Jardim Caleidoscópio - China (Como é norma no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, ao jardim mais votado pelo público no ano anterior é reconhecido o direito de ficar instalado por mais um ano, numa forma e modelo de envolvimento dos visitantes, tendo sido eleito pelo público, durante o ano de 2009, o Jardim Caleidoscópio).

Nas fotos em baixo mostro os jardins concorrentes ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2010 (por falha técnica falta-me a fotografia do Jardim Blank Garden)


Fenda Escura - França


O Jardim do Aviso Global - Irlanda


E no Princípio Houve... - Áustria


O Kaos do Universo - Espanha


Terramoto - Espanha


A Experiência Borboleta - Holanda


O Jardim das Incertezas - Brasil


Para Que Amanhã Possa Não Parecer Hoje - Itália


Efeito Borboleta - Sérvia


Kaos Suspenso - Portugal

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

"Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” com livros e programação para todos os gostos

Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, está de volta ao Centro Cultural de Viana do Castelo de 26 de abril a 4 de maio. Para os 9 dias de duração, o "Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” disponibiliza uma diversificada e apelativa agenda, com dezenas de eventos como: apresentações de livros (sala Couto Viana- Biblioteca Municipal - ver programa específico), música, dança, teatro, recitais de poesia, conversas, iniciativas para crianças e outras celebrações centradas no Livro.  O evento, na sua programação conta com a participação de nomes como Mário Augusto, Ana Zanatti, Sérgio Godinho, Nuno Artur Silva, Manuel Sobrinho Simões, Luís Osório, Samuel Úria, Rodrigo Leão, entre outros. Registe-se ainda a presença de 32 pavilhões destinados à venda de livros e um espaço próprio para sessão de autógrafos. Pode ver toda a programação detalhada AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bom dia, Viana do Castelo!

Pelo interior da Sé Catedral de Viana do Castelo (séc. XV), um dos mais emblemáticos monumentos religiosos da cidade. 📸 Abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Em dia de primavera…

Um passeio ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. 📸 1 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo