Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Praça da Abelheira/Monumento ao Carreteiro da Abelheira

Foi inaugurada em 20.03.2010, a estátua em homenagem ao carreteiro da Abelheira e aberta a Praça da Abelheira (que entretanto mudou de nome por decisão do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que alterou a toponímia da nova Praça da Abelheira, atribuindo-lhe o nome do Dr. António Feio Ribeiro da Silva, por deliberação da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior. Esta homenagem, que surge na sequência das comemorações do centenário do seu nascimento, assinala a vida pessoal, profissional e política de um homem da liberdade e incansável figura vianense).
Como sempre, as opiniões não são unânimes, havendo quem goste da obra, outros que nem por isso (há que aceitar democraticamente os argumentos de cada um).
A Praça, apesar de já ter sido aberta ao público, ainda não contempla tudo o que estava previsto aquando da adjudicação por parte da Câmara Municipal de Viana.
Da adjudicação, segundo a Câmara de Viana, devia constar o seguinte:
"...No novo espaço urbano... O jardim vai incluir uma zona com um espelho de água e uma fonte e uma zona verde e lúdica, onde ficarão instalados percursos pedonais e de bicicleta e será criada uma área para crianças com um moderno parque infantil. Um pequeno edifício de apoio ao jardim com esplanada e um pequeno ringue para basquetebol (à semelhança do já existente no Jardim D. Fernando) completam as estruturas da Praça, que será ainda local de uma estátua de homenagem ao Carreteiro da Abelheira".
Realço a negrito, o que ainda falta fazer (se é que alguma vez vai ser feito).





Comentários

Anónimo disse…
A inauguração já lá vai e o Presidente já foi,esperemos que Este tenha "pedal" para fazer o que estava prometido antes das eleições...
Anónimo disse…
Sou de Viana mas passo a maior parte do ano no estrangeiro.
Presentemente esto cá, mas desconhecia a obra que as imagens mostram, mas pelo que vejo ficou um espaço muito agradável.
Aproveito para dar os parabéns ao autor/a deste blogue, pois quando estou fora recorro muito a este espaço para saber notícias da minha terra.

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana

Viana e o Mar inspira concurso fotográfico