Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Ponte de Lima


A foto em cima mostra o monumento colocado na margem do Rio Lima em pleno Centro Histórico de Ponte de Lima, evocativo da Lenda do Rio Lethes – Rio do Esquecimento, como homenagem ao General Decius Junius Brutus.
Monumento inaugurado em 10.06.2009, é uma obra em ferro e granito, com mais de dois metros de altura, executada por Salvador Vieira e Mário Rocha.
Esta foi uma maneira de a Câmara de Ponte de Lima reivindicar a lenda para o actual local, já que há outros estudiosos que crêem que a Lenda do Lethes se tenha passado nas margens do Rio Lima, mas para os lados de Lanheses, em Viana do Castelo.

"Lenda do Rio Lethes - O Rio do Esquecimento
Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.
A beleza do lugar fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória a quem o atravessasse.
Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então o comandante passou e, desta margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser o Rio do Esquecimento."

Texto retirado da placa colocada junto ao monumento.

Comentários

Anónimo disse…
só n percebo uma coisa, se a lenda tb é evocada por lanheses, então é pq o general chegou ao rio vindo de norte (tal como eu me lembrava), ora essa estátua, parece-me estar na margem sul do rio, posso ser eu que estou a fazer confusão, mas é estranho
Anónimo disse…
Esta estátua parece retirada dos kits da Playmobil ou da Lego. Que coisa horrorosa. Uma parolice autêntica que estraga o panorama da bonita vila de Ponte de Lima

Mensagens populares deste blogue

Viana prepara-se para a Festa

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa