Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

"A Serrana - fragmentos" de A. Keill

Numa produção da Academia de Música de Viana do Castelo - Conservatório Regional do Alto Minho e inserido no Projecto "Contos com música... Música com contos", o Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo vai ser palco no próximo dia 24 de Setembro, pelas 21H30, do concerto em Estreia Mundial de "A Serrana - fragmentos" de A. Keill - Arranjo de Vítor Faria (n.1978)

Surgida em 1899 “Serrana” de Alfredo Keil, foi a primeira ópera impressa em português: Nesta época, para além do recurso a grandes massas orquestrais e corais, os libretos tendem a situar a acção em meio rural e põem em cena um triângulo amoroso vivido por personagens do quotidiano condenadas pelos dramaturgos a um final trágico.
Procurámos neste projecto despir “Serrana” de tudo o que nos pareceu acessório, conservando apenas “fragmentos” marcantes do ponto de vista dramatúrgico e/ou musical. Do ponto de vista cénico, o principal desafio foi conciliar o registo trágico com um texto repleto de expressões datadas e… que nos fazem sorrir! Optou-se por uma leitura distanciada, baseada num dispositivo cénico minimalista e numa interpretação estilizada, visando contornar algum excesso de pathos característico do melodrama lírico mas que, à luz da sensibilidade actual, é recebido como anti-natura. Por outro lado, chamou-se ao palco um narrador com o objectivo de guiar o espectadores no que poderá ser definido como uma “visita de estudo”… trata-se de revisitar uma obra marcante do repertório operático português e, com a cumplicidade do Quarteto Vintage, fazer jorrar uma música empolgante ao serviço de uma história avassaladora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Sábado Florido em Viana

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana