Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Escola Primária do Carmo

Escola Primária do Carmo - Viana do Castelo, situada no gaveto entre a Estrada da Papanata e a Avenida 25 de Abril, iniciou a sua actividade de ensino primário, para os alunos do sexo masculino, no dia 7 de Outubro de 1948.

Na década de 30 do século passado e princípios da década de 40, a Escola Primária Masculina da cidade de Viana do Castelo funcionava no antigo Convento do Carmo que, no ano de 1913 passava a ser propriedade da Câmara Municipal. Até que nos terrenos pertencentes ao antigo Convento e ao lado deste, no ano de 1947 começou a ser construído um novo edifício com projecto apropriado para a nova Escola Primária do Carmo, para alunos do sexo masculino. Esta escola que ficou com a fachada principal voltada para a Estrada da Papanata foi inaugurada a 7 de Outubro de 1948.
Quanto ao antigo edifício do Convento do Carmo em 1952 foi cedido aos Padres Carmelitas, conjuntamente com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que já dispunham.
Após importantes obras de restauração e beneficiação, em 3 de Janeiro de 1954 os Padres Carmelitas inauguram nele um seminário Menor que ainda actualmente funciona.
Resta acrescentar que a Escola Primária do Carmo, construída em estilo Estado Novo, exerceu a sua actividade pedagógica durante décadas só com alunos do sexo masculino e, só muito mais tarde, é que passou a ser escola mista, com a admissão de alunos de ambos os sexos.

“António de Carvalho”

Escola Primária do Carmo, Viana do Castelo

Comentários

Rui Rocha disse…
Fala-se que esta escola vai fechar, è verdade?

Mensagens populares deste blogue

GIL EANNES | Um Navio com história e memórias

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”