Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Escola Primária do Carmo

Escola Primária do Carmo - Viana do Castelo, situada no gaveto entre a Estrada da Papanata e a Avenida 25 de Abril, iniciou a sua actividade de ensino primário, para os alunos do sexo masculino, no dia 7 de Outubro de 1948.

Na década de 30 do século passado e princípios da década de 40, a Escola Primária Masculina da cidade de Viana do Castelo funcionava no antigo Convento do Carmo que, no ano de 1913 passava a ser propriedade da Câmara Municipal. Até que nos terrenos pertencentes ao antigo Convento e ao lado deste, no ano de 1947 começou a ser construído um novo edifício com projecto apropriado para a nova Escola Primária do Carmo, para alunos do sexo masculino. Esta escola que ficou com a fachada principal voltada para a Estrada da Papanata foi inaugurada a 7 de Outubro de 1948.
Quanto ao antigo edifício do Convento do Carmo em 1952 foi cedido aos Padres Carmelitas, conjuntamente com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que já dispunham.
Após importantes obras de restauração e beneficiação, em 3 de Janeiro de 1954 os Padres Carmelitas inauguram nele um seminário Menor que ainda actualmente funciona.
Resta acrescentar que a Escola Primária do Carmo, construída em estilo Estado Novo, exerceu a sua actividade pedagógica durante décadas só com alunos do sexo masculino e, só muito mais tarde, é que passou a ser escola mista, com a admissão de alunos de ambos os sexos.

“António de Carvalho”

Escola Primária do Carmo, Viana do Castelo

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos