Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Janeiras 2011 em Viana do Castelo


Numa iniciativa do Município de Viana do Castelo, nos próximos dias 21 e 22 de Janeiro a tradição de “Cantar as Janeiras” vai voltar este ano a percorrer diversas ruas da cidade.
São várias as Escolas e Associações que vão percorrer e animar o centro histórico de Viana do Castelo.

No dia 21 de Janeiro, por volta das 9h30, 14 grupos de crianças das Escolas Básicas do 1º ciclo da Abelheira, Calvário, Igreja, Cabedelo, Srª das Oliveiras, Carreço, Centro Escolar de Barroselas, Centro Escolar de Lanheses e Nogueira vão concentrar-se na Praça da República para depois partir para o casco histórico, cantando e desejando um Bom Ano a todos.
No dia 22 de Janeiro, por volta das 21h00, 13 grupos de Janeiras (Cantadeiras do Neiva, Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, Ronda Típica de Carreço, Grupo Danças e Cantares de Serreleis, Grupo de Danças Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Janeiras de Mazarefes – Comissão Senhora das Boas Novas, Escola Música da Associação Cultural Desportiva Nogueirense, Fundação Maestro José Pedro, Escola de Música de Perre, Ronda típica da Meadela, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Associação Cultural e recreativa de Vila Franca, Associação Desportiva de Chafé), a partir da Praça da República, vão percorrer os núcleos habitacionais da cidade, entoando as suas músicas de boas-vindas aos Novo Ano.

"Cantar as Janeiras é uma tradição latina que remonta à imploração dos romanos ao deus Janos, o deus das portas e das passagens. Era e é no mês de Janeiro que estas se realizam. Um grupo de pessoas amigas, unidas pela mesma causa, fazem-se acompanhar de instrumentos tradicionais musicais, pandeireta, bombo, acordeão, flauta, viola e ferrinhos, cantando quadras populares em tom festivo, de porta em porta, desejando a todos os amigos e vizinhos um feliz ano novo. Este desejo, votos de feliz ano novo, era por vezes retribuído com frutos da época e ou enchidos que eram divididos pelos elementos do grupo no fim da caminhada.
Esta tradição ainda perdura nos dias de hoje, de porta em porta, de instituição em instituição, cantam e desejam um bom ano e esperam que a retribuição já não seja em géneros alimentícios mas em dinheiro, embora não seja essa a tradição."
(Extracto de texto retirado da mostra que se encontra patente nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, onde estão expostos registos de algumas letras, trajes, imagens e música sobre as Janeiras).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

MÚSICA | O coração bate forte em Viana