Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Ponte de Lima

Alegoria às Feiras Novas (festas do concelho de Ponte de Lima) e ao Folclore,
inaugurado em 20 de Agosto de 2009
Memórias do Campo - Exaltação monumental, tendo por destinatário o paradigma
campesino das lavradas, sementeiras e ceifas das gentes limianas,
inaugurado em 03 de Outubro de 2010, da autoria do escultor Salvador Vieira

Comentários

Anónimo disse…
Em Ponte de Lima podemos ademirar estes admiráveis conjuntos escultóricos. Em Viana do Castelo podemos admirar aquelo admirável conjunto de bois tuberculosos a acompanhar o carreteiro da Abelheira e o Frei Bartolomeu dos Mártires montado numa mula que, se fosse real, duvido que se mantivesse em pé...
Anónimo disse…
Não percebo nada de escultura mas é estranho que nos últimos anos a CMVC tenha encomendado tanta escultura ao mesmo artista... Dado que na sua generalidade os vinanenses não gostam das suas estátuas não seria de encomendar esculturas mais concretas como estas de Ponte de Lima?
Ricardo disse…
Magníficas esculturas em Ponte de Lima, do mesmo artista que produziu a lindíssima estátua na rotunda de Darque. Salvador Vieira, esse sim um verdadeiro mestre, ao contrário de outros autores de verdadeiras ofensas à estética. É o caso da estátua do Caramuru, cuja execução desrespeita os mais elementares e básicos princípios de proporcionalidade do corpo humano numa obra clássica. Qualquer estudante do 1º ano de belas artes faria melhor.
António Rodrigues disse…
Conheço ponte do Lima, mas desde que estas esculturas foram lá colocadas ainda não as visitei, por isso só as conheço pelas fotos aqui publicadas. As plataformas onde assentam as mesmas, segundo me dizem estão elevadas em determinada altura em relação ao solo do lado do rio, à volta das quais não existe qualquer protecção. No passado dia 10 de Abril de 2011, o meu pai visitou-as na companhia de familiares meus, caiu a baixo de uma delas onde está a junta de bois, ficou em estado de coma profundo e faleceu 4 dias depois. Peço a todos os visitantes de tais obras de arte, que tenham o máximo cuidado, pois podem ir lá procurar a morte como aconteceu com o meu querido Pai enterrado à dois dias. Aos responsáveis peço que revejam esta situação de segurança para evitar que suceda o mesmo a outras pessoas.
Anónimo disse…
A propósito das referências a Salvador Vieira, aconselho os que gostam de arte, a visitarem a sua exposição antológica, no Espaço Cultural Viana Shoping, até ao final de Maio.
Anónimo disse…
No fim semana passado fui dar um passeio até Ponte de Lima.
Realmente tive oportunidade de conhecer as esculturas.
No blog confirmei que um leitor teve um azar com um familiar.
Realmente o local deveria estar mais protegido porque tem uma altura em relação ao passeio desproporcional o que leva as pessoas ao minimo descuido, a dar um tombo e provocar acidentes.
As pessoas põem-se empoleiradas nas Esculturas ( bois) , em qualquer momento pode ocorrer um acidente.
Deveriam por sinalética a não permitir o mesmo.
As esculturas são meramente para serem apreciadas e fotografadas e nada mais em condições de segurança !

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade

VIANA | Serviço de limpeza da Praia Norte desagrada utentes