Avançar para o conteúdo principal

Monumentos/Estátuas de Viana do Castelo que mudaram de lugar

Ao longo dos tempos vários foram os monumentos/estátuas de Viana do Castelo que mudaram de local na cidade.
Muitas vezes essas mudanças de local original são feitas a pretexto de arranjos urbanísticos, melhoria do trânsito e circulação de pessoas, se alguém entende que outro local é mais adequado, etc.
Há quem julgue ser um desrespeito a mudança dos monumentos/estátuas do local original, além de muitas das vezes não haver motivo específico para tal. Justificado ou não, veja-se alguns exemplos de mudanças em Viana do Castelo:

ESTÁTUA DE VIANA
Construída no ano de 1774, inicialmente foi colocada na actual rua Gago Coutinho. Em 1922 conheceu a actual Alameda 5 de Outubro. Em 1938 foi transferida para o actual Largo Amadeu Costa. Desde 1990 encontra-se no Jardim Marginal.


ESTÁTUA DE FAGUNDES
Construída no ano de 1958 por Joaquim Barbosa, foi inicialmente colocada no Jardim Marginal. 
Em 1991 foi deslocada para os terrenos conquistados ao Rio Lima, sendo em 2004 posta junto ao Navio Gil Eannes, na doca comercial.


MONUMENTO A PÊRO TOURINHO
Está desde 2006 na Praça da Liberdade. Anteriormente encontrava-se a poucos metros do local actual.


COLUNAS COMEMORATIVAS DA PONTE DE MADEIRA SOBRE O RIO LIMA
Já conheceram vários sítios junto à margem do Rio.


FONTANÁRIO DE SANTA LUZIA
Até 1949 esteve erguido junto à Igreja do Carmo. Agora encontra-se junto ao Templo de Santa Luzia.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.