Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Letreiros antigos em estabelecimentos comerciais de Viana

Quando se abre um negócio, uma das primeiras iniciativas a tomar é providenciar no sentido de se criar uma placa de identificação para a nova empresa.
Nos estabelecimentos mais recentes, habituamo-nos a ver espalhados pela cidade letreiros luminosos em néon, painéis electrónicos… ou seja formas mais modernas de fazer com que o negócio se destaque dos outros concorrentes e chame a atenção das pessoas.
No entanto, há proprietários de estabelecimentos mais “velhinhos”, que resistem em manter os letreiros publicitários à moda antiga. Alguns conseguem resistir mais que os próprios negócios, como é o caso do letreiro de “A Espanhola” (foto em baixo), a mais antiga e típica taberna da cidade de Viana do Castelo, que fechou portas em 2009, com a morte da proprietária.
As fotos em baixo mostram três estabelecimentos de Viana do Castelo (taberna "A Espanhola", Restaurante/Hotel "Margarida da Praça" e o restaurante "Maria de Perre"),  que ainda mantêm os velhos letreiros.



Artigo saído no DN de 10 Dezembro 2009
Taberna mais antiga fecha portas com morte da dona
Era conhecida como "A Espanhola" e acaba de falecer, aos 84 anos. A proprietária da mais antiga e típica taberna da cidade de Viana do Castelo, por onde passaram várias gerações, termina assim com uma tradição de mais de 60 anos. Copos e malgas de vinho vão agora ser, definitivamente, arrumados. Otília morreu precisamente na taberna que dirigiu desde os anos cinquenta, mas já recentemente, aos 84 anos, a doença obrigou-a a fechar portas.
Uma placa de chapa anunciando "bons vinhos e comida" e um ramo de loureiro pendurado na parede eram algumas das imagens de marca d' "A Espanhola", além de um "champarrião" único. Chouriço assado, pataniscas ou o bacalhau assado eram outras atracções que estavam constantemente a sair na velha tasca do centro histórico de Viana. Com mais de 150 anos, aquele estabelecimento, situa- do na Rua do Vilarinho, começou por se chamar Venda do Católico, mas mais tarde acabou por ficar conhecido como "A Espanhola".
Da vida académica aos convívios dos profissionais mais distintos da cidade, todos passaram pela tasca e nas suas paredes foram muitas as mensagens de carinho deixadas à proprietária. A "avó" D. Otília, como carinhosamente era por todos conhecida, vai hoje a enterrar, às 15.00, no Cemitério de Viana do Castelo.





Reportagem sobre o restaurante "Maria de Perre", emitida em 29.04.2010, pela Localvisão TV.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça