Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Tribunal de Viana «em casa definitiva» 17 anos depois

Espaço já custou 648 mil euros de aluguer desde 2008.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo começou nesta quarta-feira a funcionar nas novas instalações, pelas quais o ministério da Justiça paga aluguer há quatro anos, depois 17 anos «provisoriamente» instalado num edifício degradado.


A informação foi confirmada esta manhã à agência Lusa por funcionários e magistrados do tribunal, que já hoje começaram a atender os utentes nas novas instalações sendo que a transferência de mobiliário e do arquivo deverá ficar concluído durante o dia de hoje.


«Em horário de expediente já tratamos de qualquer assunto, mas obviamente que ainda estamos muito condicionados, tendo em conta que nos estamos a instalar. Mas a primeira diligência já está marcada para segunda-feira, nestas instalações», explicou um dos funcionários judiciais.


«É um alívio enorme vir para aqui, finalmente. Vivíamos literalmente com o medo que nos caísse tudo em cima. Até ratos, diariamente, tínhamos naquele edifício», confessou um dos funcionários, enquanto colocava a sua secretária no novo espaço.


Fonte do ministério da Justiça (MJ) reconheceu à Lusa ter gasto mais de 648 mil euros pelo aluguer das novas instalações do Tribunal de Trabalho, que só agora começará a utilizar, no âmbito de um acordo celebrado com a câmara, que construiu o edifício.


Desenhado pelo arquiteto Fernando Távora, o edifício foi arrendado em Fevereiro de 2008 pelo MJ, por 14.500 euros mensais e, além do Tribunal do Trabalho, vai acolher a nova valência do Tribunal de Família e Menores de Viana do Castelo, mas esta só avançará depois de definido o novo mapa judiciário.


O tribunal conta com 11 funcionários judiciais e dois magistrados, sendo único em todo o distrito de Viana do Castelo.

Texto: TVI24 online (25.01.2012)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes