Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

“Banhos Quentes” - Publicidade de outros tempos

Ao folhear uma publicação já com algumas dezenas de anos, deparei-me com esta publicidade ao Balneário dos “Banhos Quentes da Praia Norte”, que se situava na extinta Av. da Praia Norte, absorvida pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. 
Este Balneário faz parte das minhas memórias e recordações de tempos passados. 
Devido à concentração de iodo nas águas da Praia Norte, estas instalações apelidadas de “Banhos Quentes” (em que a água do mar depois de aquecida era aproveitada para banhos e inalações, como uma forma de terapia e relaxamento), eram muito procuradas por pessoas da região do Alto Minho e da vizinha Galiza. Muitas delas chegavam a dormir, no chão, em casas de pescadores, principalmente naquelas junto ao Campo da Agonia. 
É pena que o desinteresse e decadência ditassem o fim desta atividade em Viana do Castelo. 
Li há pouco tempo na imprensa, que existe um projeto aprovado, para a instalação junto à Praia Norte, de um Centro de Talassoterapia que proporcionará tratamentos fisioterapêuticos pela água do mar, recuperando, assim, esta tradição dos “Banhos Quentes”, ainda que com características diferentes.

Comentários

  1. Os tratamentos deviam resultar mesmo, atendendo à Romaria de pessoas que todos os anos frequentavam estes "Banhos Quentes".

    ResponderEliminar
  2. Ora viva fiquei muito contente com esta publicação sou filho dos antigos donos dos balneareos dos Banhos Quentes, foi uma pena os meus pai deixarem esta actividade mas qualquer dia pode ser que se volte a falar outra vez das novas intalações dos balneareos dos banhos quentes.
    Obg. pela partilha.
    Vitor Oliveira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos