Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou proporcionar a oportunidade para você conhecer quem são as pessoas que dão o nome a duas ruas de Viana e que fizeram eles para merecem tal honra.

RUA MANUEL ESPREGUEIRA
Rua da zona histórica, desde a Praça da República até ao Largo de S. Domingos, já na freguesia de Monserrate. Esta antiga artéria chamava-se Rua de S. Sebastião, sendo mudada em 1922, para Rua Manuel Espregueira.

Rua Manuel Espregueira
QUEM FOI MANUEL ESPREGUEIRA?
Engenheiro, bacharel em Matemática, militar e político Manuel Afonso Espregueira, nascido em Viana do Castelo em 1885 e falecido em Vila Franca, Viana do Castelo em 1917. Personalidade marcada por forte carácter  empreendedor foi devido a iniciativas suas, junto a entidades competentes, que Viana do Castelo viu serem concretizados diversos melhoramentos de grande importância para o progresso da cidade (Estrada para a estância de Santa Luzia, doca do antigo porto comercial, construção do cais entre a ponte metálica e o porto de mar, construção da Av. dos Combatentes, edifício da Estação dos Caminhos de Ferro...).

RUA JOSÉ ESPREGUEIRA
Rua da zona do Carmo, com início na Rua Manuel Fiúza Júnior e término na Avenida Capitão Gaspar de Castro. Esta artéria também já se chamou Rua do Carmo.

Rua José Espregueira
QUEM FOI JOSÉ AFONSO ESPREGUEIRA?
Nascido em Viana do Castelo em 1832, formado em Filosofia e Matemática pela Universidade de Coimbra, fundador do jornal regional de nobres tradições literárias "A Aurora do Lima". Personalidade culta e bastante benemerente, foi presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e neste cargo deixou vincada a sua ação em muitos melhoramentos. Quando faleceu em 1884, os vianenses sentiam por ele um forte sentimento afetivo de quase veneração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional